ED IV - Trabalho individual

Pergunta 1
  Um artigo científico possui características próprias e segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Assim, após o título e o nome do autor, o texto apresenta um resumo cuja extensão é breve, mas que deve apresentar as ideias mais relevantes do original. Indique a alternativa que não apresenta uma norma sobre o resumo:
Resposta Selecionada: a. O resumo oferece uma visão aprofundada do assunto.
Pergunta 2
  Os gêneros são formas-padrão que guardam estabilidade relativa de estruturação de um todo. Os gêneros são também marcados historicamente. Nessa perspectiva, que informação é falsa quanto ao gênero?
Resposta Selecionada: a. Os gêneros separam-se das distintas situações sociais em que são empregados.   
Pergunta 3
  A base tipológica principal do texto científico é:
Resposta Selecionada: c. argumentação.
Pergunta 4
  Um gênero textual constitui-se de assunto, estilo e formato. Sobre o estilo, trata-se da linguagem empregada no texto. No caso de um artigo científico, a linguagem precisa ser culta e formal. Para tais características serem apresentadas, o autor recorre à(a):
Resposta Selecionada: d. Terminologia e conceitos precisos e adequados.
Pergunta 5
  Entre os gêneros textuais acadêmico-científicos, não consta:
Resposta Selecionada: e. Reportagem.

Pergunta 6
  Sobre os passos gerais para escrever um texto argumentativo, como um artigo científico, qual não atende ao esquema?
Resposta Selecionada: c. Escolher dois ou três argumentos fracos.
Pergunta 7
  Os gêneros textuais, que fazem parte do mundo acadêmico e que são científicos, têm como tipo primordial:
Resposta Selecionada: e. Argumentativo.
Pergunta 8
  Em muitas profissões, são produzidos vários textos. Indique a alternativa em que os gêneros textuais elencados não são usuais ou não fazem parte da maioria das profissões:
Resposta Selecionada: e. Sinopse de filme.
Pergunta 9
  Entre os elementos constituintes de uma introdução de artigo científico, não consta:
Resposta Selecionada: c. resultado da pesquisa de campo.
Pergunta 10
  Construir um texto argumentativo implica:
I. conhecimento sobre o tema.
II. levantamento de diferentes posições (ponto de vista) sobre o tema.
III. o autor organiza seu pensamento sem definir sua posição frente ao tema.
Resposta Selecionada: d. Apenas I e II estão corretas.

Pergunta 11
"Quando a imprensa se converte, efetivamente, num autêntico veículo de comunicação de massas nas áreas urbanas, surgem o rádio e a televisão, como consequência do progresso eletrônico, e rapidamente incorporam-se à estrutura da sociedade de consumo massivo. Aliás, o rádio e a TV surgiram com maiores condições para levar mensagens ás grandes massas, porque traziam uma característica intrínseca - a oralidade - ampliando o acesso potencial a todos os indivíduos, independente dos níveis de alfabetização e educação. Grandes parcelas da massa populacional, no mundo inteiro, sobretudo nas áreas rurais, que se conservam, marginalizadas da cultura, em virtude das características elitizantes da imprensa, passaram a receber informações orais e audiovisuais, respectivamente através do rádio e da TV, isso abalou, profundamente, as bases da própria cultura alfabética, linear, criando-se novos padrões" (MELO, José Marques de Comunicaçao, opinião, desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1977.)
Com base no texto e sabendo que um dos tipos de argumentação é causa-consequência, indique a alternativa que corretamente apresenta fato-consequência.
Resposta selecionada: d

Pergunta 12
Leia as seguintes considerações sobre o artigo científico:
I. O artigo tem como objetivo básico reportar um estudo relevante para a área do saber.
II. O artigo pode ser visto como um documento escrito por um ou mais pesquisadores para relatar os resultados de uma atividade de investigação.
III. Há um artigo de revisão teórica que consiste em um levantamento de toda a literatura publicada sobre um tema; há o artigo experimental, que relata experimentos para os fins de testagem e há o artigo empírico, que trata de observação direta, sem controle sobre os fenômenos.
Está correto o que se afirma em:
Resposta selecionada: e: I, II, III

Pergunta 13
Qual é a primeira condição a ter definida para a produção de texto argumentativo, como, por exemplo, o artigo científico?
Resposta Selecionada: e. A primeira condição é ter definida uma tese, que é a própria ideia a ser argumentada.


Pergunta 14

Que argumento não poderia ser apresentado frente ao pressuposto: “A imprensa não pode ser leviana quando denuncia casos de corrupção”? 
Resposta Selecionada: e. As denúncias precisam ser apresentadas como qualquer outro noticiário: com imparcialidade e sem suscitar reflexão nos leitores/expectadores.

Pergunta 15 

Na situação acadêmica, constitui¬-se um sistema de gêneros, exceto por: 
Resposta Selecionada: b. editoriais, notícias, cartas do leitor.

Pergunta 16

(ENADE – 2008) “Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo.” (BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, p. 9.) Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise o seguinte enunciado: “Na leitura, fazemos mais do que decodificar as palavras porque a imagem impressa envolve atribuição de sentidos a partir do ponto de vista de quem lê.” Assinale a opção correta a respeito desse enunciado: 
Resposta Selecionada: a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Pergunta 17

 O leitor proficiente é aquele que consegue interpretar o texto e interferir nele. Assim, entre as características desse tipo de leitor, não faz parte de suas atribuições: 

Resposta Selecionada: c. apenas repetir informações contidas no texto.


Pergunta 18
 Diante do título “O porco passado a limpo”, que estratégia de leitura podemos realizar? 
Resposta Selecionada: e. O leitor levanta hipóteses sobre o assunto do texto

Segunda-feira, 14 de Novembro de 2016 00h19min56s BRST