Você observou nas vídeo aulas referentes a esta atividade de Estudos Disciplinares (ED) que um dos gêneros textuais refere-se ao artigo científico. Conheceu também a estrutura de um artigo científico e percebeu que, para qualquer registro de observação, há a necessidade de incluir a metodologia utilizada e os resultados obtidos. Para este trabalho em grupo (TG) você deve realizar uma observação em campo, de acordo com as instruções abaixo, e elaborar um texto onde deve descrever a metodologia de observação realizada e os resultados obtidos (o que foi observado em sua visita ao Bioma escolhido). Para os resultados obtidos inclua seu registro fotográfico não se esquecendo de inserir legendas completas para cada foto. Você tem disponível ainda um artigo científico (Almeida et al. 2011) que pode servir como referência para observar como a metodologia é apresentada além de ter também um exemplo de apresentação de resultados. Note que não há necessidade de discutir os resultados, apenas apresentá- los. Bom trabalho!
Roteiro:
Objetivo: O aluno será capaz de caracterizar e registrar espécies diagnósticas possíveis para a classificação de um bioma (domínio) brasileiro. Faça uma pesquisa previa sobre a existência de Parques na sua região (seu município ou municípios próximos). Escolha para visitação um parque com maior área nativa. Durante a visita o aluno deverá observar e registrar elementos da vegetação e paisagem que caracterize o bioma. De acordo com tais características será possível uma classificação do tipo de bioma (domínio morfoclimático) visitado. Use dados de literaturas e internet para localizar o tipo de vegetação diagnóstica do tipo de bioma. Lembrem-se que para ambientes terrestres as unidades biológicas são agrupadas com base em suas formas vegetais dominantes. Por exemplo, os Parques em áreas de Bioma de Floresta Tropical Pluvial como a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica, você irá observar a presença de espécies arbóreas dominantemente latifoliada (largas e grandes) com altura que podem atingir até em média 50 metros, onde a competição por luz e espaço não permite que plantas herbáceas prosperem sobre o solo. Presença de epífitas como as bromélias, samambaias e orquídeas, além da presença de lianas ou plantas trepadeiras, também conhecidas como cipós. Presença de estratificação (plantas em andares inferiores) resultante dos vários andares de vegetação originando diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade. Já os Parques em áreas de Bioma de Savana, como por exemplo o Cerrado. Você poderá observar árvores de menor porte, espaçadas, caule tortuosas com súber-desenvolvidas (com casca grossa), a presença desse caule com casca grossa pode auxiliar as plantas na adaptação sobre o efeito do fogo muitas vezes presentes no cerrado, os vestígios do fogo pode ficar em caules parcialmente queimados. As folhas podem ser coriáceas (escleromorfas ou seja duras). O estrato herbáceo e arbustivo pode ser denso. Algumas plantas podem apresentar porção subterrânea das árvores bem desenvolvida, às vezes maiores que a parte aérea, isso se dá por se tornar uma estrutura armazenadora em períodos de escassez de água.
Sugestão de sites para pesquisa:
http://www.mma.gov.br/biomas http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/ http://www.projetobiomas.com.br/
http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomasbrasileiros.html http://www.eravirtual.org/biomas/
http://www.biomasdobrasil.com/
http://ecologia.ib.usp.br/cerrado/aspectos_bioma.htm
Sugestões de leitura: Coutinho, L.M. 2006. O conceito de bioma. Acta Bot. Bras. 20: 13-23. (disponível em arquivo anexo) Livro texto da disciplina de Ecossistemas Terrestres (disponível na pasta da disciplina)
O que levar durante sua observação em campo: 9 Caderno e lápis p/ anotações e Câmera fotográfica 9 Protetor solar, Chapéu, Capa de chuva 9 Repelente e antialérgico (para aqueles que são alérgicos) 9 Usar calçado e roupa confortável para caminhadas longas 9 Levar água e lanches Sugestão: Dar preferência aos alimentos energéticos como os sucos, frutas, castanhas, frutas secas e sanduiches etc, evitar alimentos que possa causar muita cede ou tenha problemas com falta de refrigeração.)