Pergunta 1
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:I. De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação ocorrem separadamente.II. De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação ocorrem simultaneamente.III. De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação só ocorrem nas crianças.IV. De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação só ocorrem nos adultos.Resposta Selecionada: d.
Somente a alternativa II está correta.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: Piaget afirmava que a assimilação e a acomodação são processos complementares e sempre caminham juntos. Eles são instrumentos de construção intelectual e se manifestam por toda a vida, independentemente da idade.Pergunta 2
. Wallon afirma que o desenvolvimento equilibrado dos (_______) é o que pode permitir uma vida mais plena por parte do indivíduo em sua inserção no contexto em que vive.A alternativa que preenche adequadamente o espaço anterior é:Resposta Selecionada: b.
Conjuntos funcionais cognitivo, afetivo, motor e da pessoa.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: esses conjuntos funcionais são o cerne da teoria walloniana, que desenvolve muito a esse respeito.Pergunta 3
As zonas de desenvolvimento, segundo a teoria de Vygotsky:Resposta Selecionada: e.
São os patamares de desenvolvimento alcançados ou a serem conquistados por parte do sujeito.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: esses patamares, cunhados de zonas do desenvolvimento, são instrumentos de mediação entre a avaliação do professor e a atividade do sujeito.Pergunta 4
Assinalar a alternativa correta:Resposta Selecionada: d.
A capacidade de conhecer, para Piaget, advém das trocas entre o organismo e o meio ambiente, responsáveis pela construção das estruturas mentais.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: para Piaget, sem que haja trocas do sujeito com o meio que habita, não há como construir seu próprio conhecimento e suas estruturas mentais.Pergunta 5
Assinalar em qual estágio a criança desenvolve a capacidade de usar a lógica, ou seja, adquire a habilidade de realizar operações mentais.Resposta Selecionada: b.
Estágio das operações concretas.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: no estágio das operações concretas, a criança já é capaz de utilizar-se da sua lógica, ainda que de maneira concreta e não abstrata, mas já elaborada.Pergunta 6
Epistemologia genética significa:Resposta Selecionada: b.
Teoria do conhecimento dedicada ao estudo da origem e da evolução do conhecimento humano. Seu expoente é Jean Piaget.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: Piaget criou essa teoria com o propósito de, por meio da gênese (origem) do conhecimento, estudar a evolução do ser humano.Pergunta 7
Leia com atenção as afirmativas e assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: d.
A preocupação de Piaget foi averiguar a adaptação da criança com a diversidade do meio ambiente.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: Piaget afirmava que a assimilação e a acomodação somente poderiam acontecer com as condições adaptativas apropriadas. Estudar como a criança se adaptou é o mesmo que estudar como ela produz conhecimento para resolver os problemas demandados pelo meio que ela vive.Pergunta 8
O conhecimento, segundo a teoria de Vygotsky:Resposta Selecionada: d.
O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: Vygotsky é totalmente apoiado, para construir sua teoria, nas questões sociais, culturais e históricas. Portanto, é fácil identificar a resposta correta diante dos termos utilizados, assim como a resposta correta indica.Pergunta 9
Para exemplificar o que Wallon se refere à relação existente entre os conjuntos cognitivo, afetivo e motor, podemos dizer que:Resposta Selecionada: a.
Levamos um susto (afetivo), o corpo treme e empalidece (motor), tentamos falar ou entender o que está efetivamente acontecendo (cognitivo).Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: a única alternativa que corresponde corretamente aos respectivos conjuntos funcionais é a alternativa “a”, pois sentir algo, como um susto, é um fenômeno afetivo. O motor mostra por meio do corpo o que sente quando treme e empalidece e tudo que se refere à compreensão ou à organização de fala é mais próximo das manifestações cognitivas.Pergunta 10
Piaget procurou estudar o processo de formação do conhecimento, observando e estudando a evolução de crianças. Preocupou-se, portanto, com a gênese do conhecimento, em saber quais os processos mentais envolvidos em uma situação-problema e quais os processos que possibilitam a criança atuar na resolução. Assim, nomeou sua teoria:Resposta Selecionada: a.
Epistemologia genética.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: A.Comentário: A epistemologia genética, nome dado por Piaget à sua obra, denota sua principal preocupação. Ele próprio se definia, em primeiro lugar, como um epistemólogo.A epistemologia é apontada como uma reflexão sobre os métodos empregados nas ciências ou na filosofia da ciência: epistêmê (ciência) + logos (tratado, estudo). Portanto, a primeira preocupação de Piaget diz respeito à forma como o conhecimento surge no ser humano.