Psicologia do desenvolvimento - Questionário I

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
      
    I. De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação ocorrem separadamente. 
    II. De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação ocorrem simultaneamente. 
    III. De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação só ocorrem nas crianças. 
    IV. De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação só ocorrem nos adultos. 
      

    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Somente a alternativa II está correta.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: D
    Comentário: Piaget afirmava que a assimilação e a acomodação são processos complementares e sempre caminham juntos. Eles são instrumentos de construção intelectual e se manifestam por toda a vida, independentemente da idade.
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     . Wallon afirma que o desenvolvimento equilibrado dos (_______) é o que pode permitir uma vida mais plena por parte do indivíduo em sua inserção no contexto em que vive.
     A alternativa que preenche adequadamente o espaço anterior é:

    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Conjuntos funcionais cognitivo, afetivo, motor e da pessoa.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: B
    Comentário: esses conjuntos funcionais são o cerne da teoria walloniana, que desenvolve muito a esse respeito.

  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     As zonas de desenvolvimento, segundo a teoria de Vygotsky:

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    São os patamares de desenvolvimento alcançados ou a serem conquistados por parte do sujeito.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: E
    Comentário: esses patamares, cunhados de zonas do desenvolvimento, são instrumentos de mediação entre a avaliação do professor e a atividade do sujeito.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     Assinalar a alternativa correta:

    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    A capacidade de conhecer, para Piaget, advém das trocas entre o organismo e o meio ambiente, responsáveis pela construção das estruturas mentais.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad.
    e. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: D
    Comentário: para Piaget, sem que haja trocas do sujeito com o meio que habita, não há como construir seu próprio conhecimento e suas estruturas mentais.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     Assinalar em qual estágio a criança desenvolve a capacidade de usar a lógica, ou seja, adquire a habilidade de realizar operações mentais.

    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Estágio das operações concretas.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: B
    Comentário: no estágio das operações concretas, a criança já é capaz de utilizar-se da sua lógica, ainda que de maneira concreta e não abstrata, mas já elaborada.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     Epistemologia genética significa:

    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Teoria do conhecimento dedicada ao estudo da origem e da evolução do conhecimento humano. Seu expoente é Jean Piaget.
    Respostas:
    a.
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: B
    Comentário: Piaget criou essa teoria com o propósito de, por meio da gênese (origem) do conhecimento, estudar a evolução do ser humano.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     Leia com atenção as afirmativas e assinale a alternativa correta:

    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    A preocupação de Piaget foi averiguar a adaptação da criança com a diversidade do meio ambiente.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: D
    Comentário: Piaget afirmava que a assimilação e a acomodação somente poderiam acontecer com as condições adaptativas apropriadas. Estudar como a criança se adaptou é o mesmo que estudar como ela produz conhecimento para resolver os problemas demandados pelo meio que ela vive.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     O conhecimento, segundo a teoria de Vygotsky:

    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad.
    e. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: D
    Comentário: Vygotsky é totalmente apoiado, para construir sua teoria, nas questões sociais, culturais e históricas. Portanto, é fácil identificar a resposta correta diante dos termos utilizados, assim como a resposta correta indica.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     Para exemplificar o que Wallon se refere à relação existente entre os conjuntos cognitivo, afetivo e motor, podemos dizer que:

    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Levamos um susto (afetivo), o corpo treme e empalidece (motor), tentamos falar ou entender o que está efetivamente acontecendo (cognitivo).
    Respostas:
    Corretaa.
    b. 
    c.
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Alternativa: A
    Comentário: a única alternativa que corresponde corretamente aos respectivos conjuntos funcionais é a alternativa “a”, pois sentir algo, como um susto, é um fenômeno afetivo. O motor mostra por meio do corpo o que sente quando treme e empalidece e tudo que se refere à compreensão ou à organização de fala é mais próximo das manifestações cognitivas.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     Piaget procurou estudar o processo de formação do conhecimento, observando e estudando a evolução de crianças. Preocupou-se, portanto, com a gênese do conhecimento, em saber quais os processos mentais envolvidos em uma situação-problema e quais os processos que possibilitam a criança atuar na resolução. Assim, nomeou sua teoria:

    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Epistemologia genética.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A.
    Comentário: A epistemologia genética, nome dado por Piaget à sua obra, denota sua principal preocupação. Ele próprio se definia, em primeiro lugar, como um epistemólogo.
    A epistemologia é apontada como uma reflexão sobre os métodos empregados nas ciências ou na filosofia da ciência: epistêmê (ciência) + logos (tratado, estudo). Portanto, a primeira preocupação de Piaget diz respeito à forma como o conhecimento surge no ser humano.