CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1. Identificação
a) Nome: Escola Estadual Professor Bruno Pieroni
b) Endereço: Rua Luiz Oberst Escudeiro, 240 Jardim Sumaré Sertãozinho - SP
CEP: 14170-510
c) Telefone: (16)39427760
d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
2. Análise crítica do ambiente físico
a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
Sim, a escola é bem localizada.
b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?
Sim. As salas são adequadas, iluminadas e arejadas. Possui quadra poliesportiva coberta.
c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no
pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?
Sim. Possui boa adequação com relação ao número de alunos.
d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?
Não. Não há salas-ambientes.
2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
a) Que atividades são desenvolvidas?
O laboratório de informática é utilizado para aula. A biblioteca é utilizada para leitura, pesquisas e como local de estudos.
b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência?
Alunos e funcionários da escola.
c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
Sim, são bem utilizados.
d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?
A biblioteca e o laboratório são bem limpos e organizados.
e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Não.
3. Características da gestão escolar
a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta
pedagógica e do regimento escolar?
Os profissionais tem participação dinâmica e produtiva.
b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?
A Instituição possui o Conselho escolar. O Conselho é formado pelo diretor escolar, representantes dos alunos, do corpo docente e dos pais. Reúnem-se, ordinariamente, uma vez por bi mestre. Compete ao Conselho a função consultiva, fiscalizadora e deliberativa das questões administrativas, financeiras e pedagógicas. Atua também na busca de melhorias, na participação efetiva da comunidade escolar junto à escola e na instauração de sindicâncias, quando necessário.
c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram,
na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?
Sim. A proposta foi elaborada elaboração com a participação dos professores, alunos, Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo, Administração escolar e demais funcionários.
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Não.
4. Organização administrativa e pedagógica
a) Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com
a apresentação do organograma)?
b) Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões
em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?
A escola oferece ensino médio (1º a 3º) no período matutino e vespertino em 8 salas de aulas. O calendário escolar, a fixação dos horários e dos turnos é feito pela instituição mantenedora.
c) Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola
(horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho?
A orientadora pedagógica é a responsável em coordenar o horário dos professores. A hora atividade e as reuniões são feitas dentro do horário da escola.
d) Como são elaborados os planos de ensino?
De acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo nos seus princípios teórico-metodológicos
e) Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?
O sistema de avaliação é constante, buscando-se o desenvolvimento integral do aluno, mediante um processo contínuo, sistemático, cumulativo, global. São aplicadas provas orais e escritas, testes, trabalhos individuais ou em equipes, tarefas, atividades em classe, atividades extraclasse e demais modalidades que se mostrarem aconselháveis. O sistema de recuperação acontece durante o decorrer do ano letivo através de aulas, tarefa s, exercícios, trabalhos em classe e extraclasse, ministrados pelo professor da disciplina
f) Como se dá a comunicação da escola com as famílias dos alunos? Há reunião de pais? A comunidade costuma vir à escola? E as informações sobre a aprendizagem dos alunos, como são feitas?
A comunicação acerca da aprendizagem do aluno acontece através do plantão pedagógico, ou seja, durante a entrega do boletim. O professor, dentro do horário escolar, fica à disposição dos pais para esclarecimentos.
g) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Não, não há.
5. Outras atividades desenvolvidas pela escola
a) A escola possui associação de pais e mestres ou equivalente?
Sim, a escola possui um órgão de representação dos Pais, Professores e Funcionários do Ensino, devidamente constituído, através de seus Estatutos, e atuante por meio de seus membros.
b) A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente?
Não, não possui
c) A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Família, clube de mães etc.)?
Sim.
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Não, não há.
6. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola
a) Essa parte envolve aplicação de questionários, entrevistas ou registro de conversas informais. Trata-se de parte essencial da pesquisa, pois permite destacar, com base nas
expectativas, as necessidades reais dos alunos, que fundamentarão as propostas de integração entre escola e comunidade, no momento final do trabalho.
O levantamento foi realizado através de conversas informais com os alunos, durante os horários de recreio matutino e vespertino. Após as conversas, foi possível constatar que os alunos gostam, valorizam e aprovam a escola. Com relação ao espaço físico, consideram boas as instalações das salas de aula, das carteiras, os banheiros, o pátio, a sala de informática, a biblioteca.
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
1. Localização geográfica
2. Equipamentos sociais
O Bairro Sumaré possui 01 posto de saúde, , 01 Escola de Educação Básica Municipal, 01 Escola de Educação Infantil Municipal, 01 Escola de Educação Fundamental Municipal, 01 Escola de Educação Fundamental, ensino médio e ensino superior privada, 02 praça pública, 01 Centro de atendimento ao idoso. Comércio no geral como padarias, farmácia, posto de gasolina, mercados de pequeno porte, oficinas, clínica veterinária.
3. Densidade demográfica
Populosa
4. Perfil econômico da população
Classe média
5. Uso predominante do solo
Residêncial/comercial
6. Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola
A pesquisa foi realizada através de conversas informais realizadas com membros da comunidade. No geral observou-se um grande contentamento, orgulho e aprovação do trabalho que a escola realiza. As pessoas elogiaram a estrutura física da escola, classificando-a como excelente, devido à boa aparência de limpeza e organização. Quanto à direção e aos professores, não houve críticas ou reclamações. No entanto, a comunidade sente falta de participar mais das atividades proporcionadas pela escola e ter mais acesso ao laboratório e a biblioteca.