PE:IEC Prática de ensino: integração escola comunidade - Postagem 1

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. Identificação

a) Nome: Escola Estadual Professor Bruno Pieroni
b) Endereço: Rua Luiz Oberst Escudeiro, 240 Jardim Sumaré  Sertãozinho - SP 
CEP: 14170-510
c) Telefone: (16)39427760
d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
Sim, a escola é bem localizada.
b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?
Sim. As salas são adequadas, iluminadas e arejadas. Possui quadra poliesportiva coberta.
c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no
pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?
Sim. Possui boa adequação com relação ao número de alunos.
d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?
Não. Não há salas-ambientes.
2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
a) Que atividades são desenvolvidas?
O laboratório de informática é utilizado para aula. A biblioteca é utilizada para leitura, pesquisas e como local de estudos.
b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência?
Alunos e funcionários da escola.
c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
Sim, são bem utilizados.
d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?
A biblioteca e o laboratório são bem limpos e organizados. 
e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Não.

3. Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta
pedagógica e do regimento escolar?
Os profissionais tem participação dinâmica e produtiva.
b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?
A   Instituição   possui   o   Conselho   escolar.   O   Conselho   é   formado   pelo   diretor escolar,   representantes   dos   alunos,   do   corpo   docente   e   dos   pais.   Reúnem-se, ordinariamente,   uma   vez   por   bi mestre.   Compete   ao   Conselho   a   função   consultiva, fiscalizadora  e   deliberativa   das   questões   administrativas,  financeiras  e   pedagógicas. Atua  também  na  busca  de   melhorias,  na  participação  efetiva  da  comunidade  escolar junto à escola e na instauração de  sindicâncias, quando necessário.
c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram,
na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?
Sim.   A  proposta foi elaborada elaboração  com   a   participação   dos   professores,   alunos, Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo, Administração escolar e demais funcionários.
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Não.

4. Organização administrativa e pedagógica

a) Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com
a apresentação do organograma)?

b) Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões
em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?
A escola  oferece ensino médio (1º a 3º) no período matutino e vespertino em 8 salas de aulas. O   calendário   escolar,   a   fixação   dos   horários   e   dos   turnos   é   feito   pela instituição mantenedora.
c) Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola
(horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho?
A   orientadora   pedagógica   é   a   responsável   em   coordenar   o   horário   dos professores. A hora atividade e as reuniões são feitas dentro do horário da escola.
d) Como são elaborados os planos de ensino?
De acordo com  a  Proposta   Curricular   do Estado de   São Paulo   nos   seus princípios teórico-metodológicos
e) Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?
O   sistema   de  avaliação   é   constante,  buscando-se   o  desenvolvimento   integral do   aluno,   mediante   um   processo   contínuo,   sistemático,   cumulativo,   global.   São aplicadas   provas   orais   e   escritas,   testes,   trabalhos   individuais   ou   em   equipes, tarefas,   atividades   em   classe,   atividades   extraclasse   e   demais   modalidades   que   se mostrarem   aconselháveis.   O   sistema   de   recuperação   acontece   durante   o   decorrer do   ano   letivo   através   de   aulas,   tarefa s,   exercícios,   trabalhos   em   classe   e extraclasse, ministrados pelo professor da  disciplina
f) Como se dá a comunicação da escola com as famílias dos alunos? Há reunião de pais? A comunidade costuma vir à escola? E as informações sobre a aprendizagem dos alunos, como são feitas?
A   comunicação   acerca   da   aprendizagem   do   aluno   acontece   através   do plantão   pedagógico,   ou   seja,   durante   a   entrega   do   boletim.   O   professor,   dentro   do horário   escolar,   fica   à   disposição   dos   pais   para   esclarecimentos.  
g) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Não, não há.

5. Outras atividades desenvolvidas pela escola

a) A escola possui associação de pais e mestres ou equivalente?
Sim,   a   escola   possui   um   órgão   de   representação   dos   Pais,   Professores   e Funcionários   do   Ensino,   devidamente   constituído,   através   de   seus   Estatutos,   e atuante por meio de seus membros.
b) A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente?
Não, não possui
c) A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Família, clube de mães etc.)?
Sim.
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Não, não há.

6. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola
a) Essa parte envolve aplicação de questionários, entrevistas ou registro de conversas informais. Trata-se de parte essencial da pesquisa, pois permite destacar, com base nas
expectativas, as necessidades reais dos alunos, que fundamentarão as propostas de integração entre escola e comunidade, no momento final do trabalho.
O   levantamento   foi   realizado   através   de   conversas   informais   com   os   alunos, durante os horários de recreio matutino  e vespertino. Após   as  conversas,   foi  possível  constatar  que   os  alunos   gostam,  valorizam  e aprovam a escola. Com   relação   ao   espaço   físico,   consideram   boas   as   instalações   das   salas   de aula, das  carteiras, os banheiros, o  pátio, a  sala de  informática, a biblioteca.

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

1. Localização geográfica

2. Equipamentos sociais
O   Bairro   Sumaré   possui   01   posto   de   saúde,   ,   01   Escola   de   Educação   Básica   Municipal,   01 Escola   de   Educação   Infantil   Municipal, 01 Escola   de   Educação   Fundamental Municipal, 01 Escola de Educação Fundamental, ensino médio e ensino superior privada,   02   praça   pública,  01   Centro de atendimento ao idoso.  Comércio   no  geral   como   padarias,  farmácia,  posto   de  gasolina, mercados de pequeno porte, oficinas, clínica veterinária.

3. Densidade demográfica
Populosa

4. Perfil econômico da população
Classe média


5. Uso predominante do solo
Residêncial/comercial

6. Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola
A pesquisa   foi   realizada   através   de   conversas   informais   realizadas   com membros  da   comunidade. No   geral   observou-se   um   grande   contentamento,   orgulho   e   aprovação   do trabalho   que   a   escola   realiza.   As   pessoas   elogiaram   a   estrutura   física   da   escola, classificando-a   como   excelente,  devido   à  boa   aparência  de  limpeza   e   organização.  Quanto   à   direção   e   aos   professores,   não   houve   críticas   ou   reclamações. No entanto, a comunidade sente falta de participar mais das atividades proporcionadas pela escola e ter mais acesso ao laboratório e a biblioteca.