ED - Formação Geral - TI

ESTUDOS DISCIPLINARES – Formação Geral - TI

Pergunta 1- VAGAS RESIDUAIS 2012 – UFBA – Gênero e diversidades
Harriet Taylor e John Stuart Mill elaboraram argumentos verdadeiramente feministas, ao declararem que o direito de voto às mulheres era a principal forma de garantir a plena e justa consideração dos interesses de todos os seres humanos e, portanto, a via privilegiada para a construção de uma sociedade realmente democrática. (verdadeiro)
Porque
Friedrich Engels elaborou complexa teoria acerca da família e da subordinação das mulheres, defendendo a premissa de que a opressão desse gênero seria um fenômeno universal, pois, em todas as sociedades conhecidas, o acesso à propriedade e ao poder político tem sido sistematicamente negado a elas. (falso)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Pergunta 2- SEE-PE – FGV
“Descobrir a identidade do rei Ricardo III da Inglaterra (1452 – 1485) foi mais fácil, graças a uma curiosa circunstância: os descendentes de sua mãe, Cecily Neville, incluíram mulheres, durante meio milênio”. A facilidade da pesquisa se deveu ao seguinte fato:
A) Só as mulheres recebem os genes mitocondriais.
B) Só as mulheres transmitem os genes mitocondriais.
C) A transmissão dos genes mitocondriais depende da transmissão do cromossomo X.
D) Nos homens, o cromossomo X é sempre de origem materna.
E) Os espermatozoides não apresentam cromossomo X.

Possui genoma haplóide, por ser apenas de origem materna, não havendo recombinação, pois se acredita que as mitocôndrias dos espermatozóides são destruídas pelo gameta feminino (óvulo) após a fecundação. Possui também uma região não codificadora que, aparentemente, controla a replicação e transcrição do mtDNA. Quando comparada com o genoma nuclear, possui uma alta taxa evolutiva (substituições de base). Sendo assim, tem sido muito usado em estudos evolutivos para a investigação de linhagens antigas.

Pergunta 3- VAGAS RESIDUAIS 2012 – UFBA – Gênero e diversidades
(...) Não é dando a vida, é arriscando-a que o homem se ergue acima do animal; eis por que, na humanidade, a superioridade é outorgada não ao sexo que engendra, e sim ao que mata. Temos aqui a chave de todo o mistério. (...) (BEAUVOIR, 1970, p. 84).
A análise do texto e os conhecimentos sobre a obra “O Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir, permitem afirmar:

Nessa obra, a autora busca construir uma teoria que explique a cumplicidade das mulheres na sua própria opressão, absorvendo, integralmente, os princípios das abordagens teóricas da biologia, da psicanálise e do marxismo, produzindo, assim, uma das mais ricas mesclas de perspectivas teóricas sobre as desigualdades entre os sexos. (falso)
Porque
Depreende-se do texto transcrito, a explicação sobre a subordinação feminina, a partir de pressupostos existencialistas, mostrando que apenas os homens “transcendem” — projetando-se como sujeitos —, ao afirmarem finalidades mais importantes que a própria vida. (verdadeiro)

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Em relação ao conceito de democracia e o que ela representa, é correto afirmar:
A perspectiva da transversalidade de gênero é um enfoque que prevê a inclusão das políticas dirigidas somente às mulheres no conjunto de ações do governo, seja nacional, estadual ou municipal. 
Porque
Os antigos entendiam democracia como representativa apenas, isto é, o termo significava o poder dos representantes do demos — povo.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

A pegada ecológica é a área de terra/água necessária para produzir, de forma sustentável, a quantidade de qualquer recurso ou serviço ecológico usado por uma população definida.
O planeta Terra tem cerca de 12 bilhões de hectares (terra/mar) produtivos, sendo essa a sua biocapacidade.
Os Estados Unidos têm uma pegada ecológica de, aproximadamente, 7 hectares per capita que, multiplicada pela população de 300 milhões, gera uma pegada ecológica total de 300 x106 x 7 = 2,1 bilhões de hectares. A Índia tem uma pegada ecológica de cerca de 0,9 hectares per capita.
Aceitando esses números como próximos da realidade, assinale a opção que indica o número aproximado de planetas Terra necessários para que a população mundial (7 bilhões de habitantes) vivessem com o padrão Americano ou o Indiano, respectivamente:
A) 1 e 0,5.
B) 4 e 0,5.
C) 6 e 3.
D) 8 e 4.
E) 10 e 5.

Pergunta 6 - SEE-PE - Professor - Biologia (FGV - 2016)      
A comparação de fósseis de chimpanzés, neandertais (Homo neanderthalensis) e humanos (Homo sapiens) atuais levou à proposta de duas árvores filogenéticas: 

As sequências de DNA de dois fósseis de neandertais (N1 e N2) foram comparadas às de humanos atuais da Europa, da Ásia e da África e notou-se que
as sequências dos DNA mitocondriais dos dois tipos de neandertais diferiam em 3,5%;
as sequências dos DNA mitocondriais de ambos os tipos de neandertais e a dos demais humanos diferiam em 24%.
Esses dados:
A) Apoiam apenas a árvore I, porque aproximam neandertais de europeus.
B) Apoiam apenas a árvore II, porque evidenciam grande diferença entre neandertais (N1 e N2) e humanos.
C) Apoiam apenas a árvore II, porque mostram que N1 e N2 são diferentes.
D) Apoiam ambas as árvores, porque tanto apoiam o parentesco de neandertais com europeus quanto com outros humanos.
E) Não apoiam nenhuma das duas árvores, porque não esclarecem a diferença entre europeus e outros humanos.

Pergunta 7 – SEE-PE - Professor - Biologia (FGV - 2016) ANULADA NO CONCURSO    
Cecropia pachystachya, popularmente conhecida como embaúba-vermelha, é uma planta mirmecófita que oferece abrigo às formigas do gênero Azteca, no interior de seus entrenós. A planta também oferece alimento sob a forma de corpúsculos müllerianos, compostos ricos em glicogênio e lipídio. Com relação à interação entre a embaúba-vermelha e as formigas do gênero Azteca, analise as afirmativas a seguir: 
I. Existe uma relação de custo/benefício entre as plantas e a colônia de formigas. O gasto energético na manutenção da colônia de formigas é compensado pela proteção que ela oferece contra os herbívoros.
II. Qualquer tipo de lesão nas folhas de plantas mirmecófitas desencadeia o recrutamento de operárias ao local lesado, de modo que as formigas Azteca residentes em C. pachystachya respondem aos compostos voláteis liberados pelas folhas atacadas por herbívoros.
III. A existência de uma colônia de formigas nos entrenós de C. pachystachya não representa nenhum gasto de energia para a planta.
Assinale:
A) Se apenas a afirmativa I estiver correta.
B) Se apenas a afirmativa II estiver correta.
C) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
D) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
E) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

Resposta em: http://ecologia.ib.usp.br/curso/2009/pdf/PO1/PO1_olhar42.pdf Acesso em 12/10/2018

Pergunta 8 – SEE-PE - Professor - Biologia (FGV - 2016)
Nas plantas, existem tecidos formados por células vivas (que fazem fotossíntese e/ou respiração) e tecidos formados por células mortas (que não apresentam metabolismo).
Nos ecossistemas de plantação de soja (1);
plantação de milho (2);
floresta de eucaliptos (3);
floresta tropical (4).
A massa de tecido vivo é maior que a do tecido morto em:
A) 1 e 2 apenas.
B) 1 e 4 apenas.
C) 1, 2 e 4 apenas.
D) 2, 3 e 4 apenas.
E) 3 e 4 apenas.





Os primeiros seres surgiram na Terra há mais de 3,5 bilhões de anos e foram sendo selecionados pelas condições ambientais em constantes modificações, até os dias atuais. Com relação aos seres que se sucederam na Terra primitiva, analise as afirmativas a seguir:
I.Os primeiros seres vivos eram necessariamente anaeróbios, pois, quando surgiram não existia suficiente oxigênio livre na atmosfera.
II.Entre os primeiros seres vivos estavam organismos que faziam fotossíntese. O aumento rápido da concentração de oxigênio livre na atmosfera permitiu a existência de seres capazes de fazer respiração aeróbia.
III.No médio prazo, o surgimento da fotossíntese foi catastrófico para os seres anaeróbios, que não tinham meios de se defender da toxidez do oxigênio livre.
Está correto o que se afirma em:
A) I apenas.
B) II apenas.
C) III apenas.
D) I e III apenas.
E) I, II e III.

Pergunta 10 - SEE-PE - Professor - Biologia (FGV - 2016) ANULADA NO CONCURSO
Um pesquisador cruzou moscas I- AABB com outras II- aabb. Se os descendentes desse cruzamento fossem cruzados com indivíduos aabb, sua prole poderia apresentar os seguintes resultados:
I.Aa Bb 25% – Aa bb 25% – aa Bb 25% – aa bb 25%.
II.Aa Bb 40% – Aa bb 40% – aa Bb 10% – aa bb 10%.
III.Aa Bb 45% – Aa bb 45% – aa Bb 5% – aa bb 5%.
Os resultados que indicariam que os genes estudados estão no mesmo cromossomo encontram-se em:
A) I apenas.
B) I e II apenas.
C) I e III apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.

Pergunta 11 - SEE-PE - Professor - Biologia (FGV - 2016)
Observe o gráfico a seguir que apresenta a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB dos anos iniciais da rede estadual do estado do Pernambuco. 

Sobre o IDEB e as informações apresentadas no gráfico, assinale a afirmativa incorreta:
A) O IDEB é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
B) O IDEB 2013 dos anos iniciais da rede estadual de Pernambuco atingiu a meta e cresceu, mas não alcançou 6,0.
C) Os resultados da rede ainda podem melhorar para garantir um fluxo escolar adequado.
D) O IDEB é definido pelo indicador da aprendizagem dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil).
E) As metas do IDEB foram estipuladas pelo INEP para cada rede e escola, projetando individualmente o incremento da qualidade do ensino.

Pergunta 12 - VAGAS RESIDUAIS 2012 – UFBA – Gênero e diversidades
A jornalista e psicóloga Betty Friedan, em “A mística feminina”, explica porque, em meio ao “sonho americano”, mulheres casadas pertencentes à classe operária estavam insatisfeitas com sua dupla jornada de mãe/esposa e trabalhadora — apesar de sua recente entrada no mercado de trabalho —, chamando esse fenômeno de “o mal que não tem nome”. (falsa)
Porque
O conceito de patriarcado é uma categoria-chave para a compreensão do pensamento das feministas radicais da chamada “Segunda Onda Feminista”, destacando-se, nesse contexto, o pensamento de Kate Millet, que afirma que o patriarcado é uma instituição com base nas forças de produção. (falsa)
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Pergunta 13 - VAGAS RESIDUAIS 2012 – UFBA – Gênero e diversidades
A chamada primeira onda feminista, ocorrida no século XIX, deu-se nos Estados Unidos e na Europa, e tinha como único objetivo a conquista do voto, uma vez que questões como direito à propriedade, reforma do casamento e liberdade sexual, naquele momento, não eram importantes e não mudariam em nada a vida do contingente feminino. (falso)
Porque
Na França, após a Revolução, muitos pensadores elaboraram reflexões sobre a natureza e situação femininas, destacando-se o nome de Madame de Staël — escritora francesa, feminista, que defendeu a busca da independência da mulher, através da sua participação na vida política, como seu objetivo mais sublime. (falso)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Pergunta 14 - VAGAS RESIDUAIS 2012 – UFBA – Gênero e diversidades
O conceito de gênero foi criado pelas feministas anglo-saxãs – como gender – com uso implicado na ênfase da linguagem e do caráter socialmente construído das distinções baseadas no sexo, sendo usado, primordialmente, para distingui-lo do conceito de sexo, que seria uma via de ratificação do determinismo biológico. (verdadeiro)
Porque
Gênero é um conceito que traz forte apelo relacional, pois é uma via de se compreender simultaneamente “o masculino” e “o feminino”, e, por conseguinte, “homem” e “mulher”, como realidades socialmente construídas, dicotomicamente, uma em contraponto a outra.(falso)
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.



Pergunta 15 - SEE-PE - Professor - Biologia (FGV - 2016)
A associação ou interação entre diferentes espécies é muito importante para o funcionamento dos ecossistemas. Com relação à citação acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A associação de raízes de plantas (leguminosas, em geral) com bactérias fixadoras de nitrogênio (transformação do nitrogênio atmosférico em amônia) é vital para a sobrevivência de muitas plantas.
II. A associação de fungos com as raízes de plantas formam micorrizas. Essa associação é predominante nos ecossistemas tropicais. Micorrizas podem formar-se com 95% das espécies de plantas, inclusive na maioria das espécies cultivadas.
III. Os liquens são resultantes da associação de fungos com algas ou bactérias que fazem fotossíntese (cianobactérias).
A relação de mutualismo, na qual ambas as espécies associadas se beneficiam, está implícita em:
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.