Introdução à educação a distância - Plano de Ensino


EMENTA
Fundamentos da Educação a Distância. Tecnologias e práticas educacionais. Práticas pedagógicas na Educação a Distância.

OBJETIVOS GERAIS
Apresentar algumas das principais práticas pedagógicas educacionais e estudantis desenvolvidas ao longo do tempo, presenciais e a distância, situando-as em função dos diferentes contextos históricos e sociais dos quais emanam as práticas educativas; propiciar um espaço para exercícios e práticas de autoconhecimento e compreensão da Educação a Distância (EaD), apresentando possibilidades de desenvolvimento de novas competências em decorrência de inovações tecnológicas aplicadas ao ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao término do curso, o aluno deverá:

Reconhecer as possibilidades de relacionamentos e interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, posicionando o aluno no centro do cenário do ensino a distância e do processo de educação;
Compreender os processos de produção, circulação e penetração do conhecimento em ambientes virtuais e espaços digitais, empregando diferentes ferramentas colaborativas e múltiplas tecnologias de comunicação; e
Discutir os diferentes modelos e as mais diversas políticas educacionais formativas e acadêmicas praticadas e disseminadas no território nacional, identificando tais elementos num cenário contemporâneo e do ensino a distância.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Fundamentos da Educação a Distância.

1.1. O que é Educação a Distância?
1.2. Histórico da Educação a Distância.
1.3. Políticas Públicas para Educação a Distância no Brasil.

2. Tecnologias e práticas educacionais.

2.1. As primeiras iniciativas de ensino a distância: o correio, o rádio e a televisão.
2.2. A revolução tecnológica dos séculos XX e XXI: internet e tecnologias de informação e comunicação.
2.3. O século XXI:  a cultura, a comunicação e as interações no mundo virtual


3. Práticas pedagógicas na Educação a Distância.
3.1. A revolução tecnológica e a EaD.
3.2. A institucionalização da EaD no Brasil.
3.3. O aluno do EaD: os novos saberes e as competências a serem desenvolvidas.

BIBLIOGRAFIA
Básica
PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kazuko. (Orgs.) Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
LITO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.
____________. (Org). Educação a Distância: o estado da arte, volume 02. São Paulo: Pearson, 2012.
LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. O que e o quem da EAD: História e Fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2013.

Complementar
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5a. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
MOORE, Michael Grahame. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
SATHLER, Luciano; JOSGRILBERG, Fabio; AZEVEDO, Adriana Barroso. Educação a distância uma trajetória colaborativa. São Bernardo do Campo: Metodista, 2008;
WOLTON, Dominique. Internet e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.
WERNEK SANTOS, L et al. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto 2012.