PERGUNTA 1
Em toda cultura há o denominado sistema de _________________________, que segundo Perillo da Costa (2005) “[...] são os diferentes produtos simbólicos de uma cultura, dentre os quais são encontradas as explicações provenientes do senso comum, das magias e das crenças populares, as relacionadas aos mitos, as manifestações do folclore e artísticas, em geral, incluindo a produção literária, as interpretações científicas e religiosas, as reflexões filosóficas, as interpretações contidas no saber jurídico, dentre outras”. Isto é, as várias formas de se explicar, de se reconstruir a realidade em que vive, seja natural, social e psicológica.
Escolha a alternativa que apresenta o conceito que preenche corretamente a lacuna:
a.Representações simbólicas.
b.Representações criativas.
c.Representações literárias.
d.Representações partidárias.
PERGUNTA 2
Leia o texto:
“Com vestidos de noivas e ternos, três casais gays [...] se apresentaram nesta quarta-feira no cartório de registro civil de Montevidéu para uma simulação de casamento, no lançamento de uma campanha em favor do casamento homossexual.”
(Folha de São Paulo, 19 maio 2010, Caderno Mundo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp>. Acesso em: 19 maio 2017.)
Com base no texto e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. Isso é possível porque há identidade social.
II. Desde a segunda metade do século XX, houve a explosão de variados movimentos sociais cujo eixo são as políticas de identidade.
III. Movimentos sociais são expressão de demandas do cotidiano que se transformam em reivindicações coletivas para a ampliação dos direitos de cidadania.
IV. Dentre as condições para a existência de movimentos sociais está o respeito aos valores morais tradicionais, como a aceitação da união heterossexual e a negação da homossexual.
Escolha a alternativa incorreta:
a.A afirmativa I está incorreta.
b.A afirmativa II está incorreta.
c.A afirmativa III está incorreta.
d.A afirmativa IV está incorreta.
PERGUNTA 3
Como herança dos estudos em cultura brasileira que tiveram como recorte histórico a época colonial, é correto afirmar:
a.Os movimentos raciais no Brasil – negros, índios e brancos –, mesmo não sendo ainda muito organizados, vêm conquistando cada vez mais espaços na sociedade e nas instituições do país.
b.A política de cotas para negros e índios nas universidades públicas alcançou pleno êxito e, hoje, implantada nas variadas instituições de Ensino Superior demonstram cidadania plena para tais grupos sociais.
c.É correto afirmar que as culturas africana, indígena e oriental tiveram o mesmo nível de participação na formação da identidade nacional e da cultura brasileira.
d.A culinária e a música brasileiras são traços de nossa cultura com forte componente oriundo da cultura africana e que não são perceptíveis em nossa tradição.
Ações afirmativas são políticas públicas ou privadas criadas para reparar e estabelecer a igualdade material dos grupos que historicamente foram discriminados. Por exemplo:
I. Em 1988 foi criada a lei que estabelece um percentual dos cargos públicos para os portadores de deficiência, é no âmbito público que começam as implantações das primeiras ações afirmativas em nosso país.
II. Em 1995, a lei de cotas, por sexo, para eleições. Com essa lei foi possível a inserção de maior número de mulheres como candidatas, pois os partidos deveriam reservar para qualquer um dos sexos, no mínimo, 30% de vagas (mulheres) e, no máximo, 70%, (homens).
III. A lei das cotas determina que universidades, institutos e centros públicos de cursos superiores reservem metade das vagas de seus processos seletivos. Sendo que a lei também define que, dentro do sistema de cotas, metade das vagas deverá ser preenchida por estudantes com renda familiar mensal por pessoa igual ou menor a 1,5 salário mínimo e a outra metade com renda maior que 1,5 salário mínimo. Há, ainda, vagas reservadas para pretos, pardos e índios, entre as vagas separadas pelo critério de renda.
IV. Prouni, Programa Universidade para Todos, o qual concede bolsa no Ensino Superior privado para alunos advindos do ensino público.
Escolha a alternativa correta:
a.Apenas a afirmativa I está correta.
b.Apenas a afirmativa II está correta.
c.Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d.Todas as afirmativas estão corretas.
PERGUNTA 5
Os escravos africanos que aqui chegaram ao longo de quase quatros séculos eram provenientes de várias regiões da África e de diferentes grupos étnicos, possuindo diversas e diferentes culturas, como a língua e a religião. Quais são as principais regiões de origem dos escravos trazidos para o Brasil?
a.Guiné (Costa da Mina), Costa d'Ouro, Costa do Marfim e dos Escravos
b.Ilha de São Tomé, da atual Nigéria.
c.Congo, de Angola e Moçambique.
d.Todas estão corretas.
PERGUNTA 6
Quanto à democracia racial, analise as afirmativas abaixo:
I. A democracia racial é um mito. É só darmos uma olhada nos altos índices de desigualdade racial. Os negros estão em desvantagem em relação ao branco em várias áreas, como: infraestrutura urbana e habitação, acesso à educação, acesso à justiça, mercado de trabalho e renda.
II. A democracia racial é possível, porém só é realizada com uma democracia social, havendo melhor condição social, econômica, política e cultural para todos.
III. Gilberto Freyre foi quem criou o termo “democracia racial”.
IV. O mito da democracia racial levou a propagandear pelo país uma das formas mais severas de racismo, o mascarado, com status de democrático. A ideia de que o país é resultado da mistura de raças, que viviam harmonicamente, levou o povo brasileiro a acreditar que vivemos em uma sociedade harmônica e sem diferenças sociais, raciais.
Escolha a alternativa correta:
a.I e II estão corretas.
b.I e III estão corretas.
c.I e IV estão corretas.
d.I, II e IV estão corretas.
PERGUNTA 7
Ao analisar as condições de carreira do negro em nosso país, chegando como escravo e sendo colocado para fazer as tarefas mais duras, como base para o processo produtivo, sendo tratado como um burro de cargas, para produção do máximo lucro e recebendo, em contrapartida, uma vida de miséria. Ao se tornar livre, o negro vai ter contato com novas formas de exploração que, ainda que menos cruéis do que na época da escravidão, ainda não vai lhe permitir pertencer à sociedade e ao mundo do conhecimento, tornando-se parte do subproletariado. É a partir dessas condições que devemos procurar a diferença social entre a expansão do branco e do negro no desenvolvimento da sociedade brasileira.
Analise as afirmativas:
I. A base da sociedade continua em situação de miséria, pois, pela industrialização, não está alterando a concentração de poder, riqueza e prestígio do branco.
II. As condições seculares de miséria do negro persistem ainda no século XXI, resultando nas maiores taxas de analfabetismo, criminalidade e morte, em um cenário em que predominam os negros, demonstrando o fracasso da nossa sociedade em promover uma democracia racial que incluísse o negro na condição de cidadão brasileiro.
III. Mais do que preconceito por causa da raça ou da cor, hoje, na sociedade brasileira, tem-se o preconceito de classe, pois a distância entre os pobres e os privilegiados é imensa, já que a diferença se dá não tanto pela posse financeira, mas também pelo estilo de vida, como a questão do conhecimento. Se diferenciarmos analfabetos e letrados, conhecimento vulgar e científico entre os de famílias abastadas e as de origem humilde, a oposição entre as classes sociais de pobres e ricos é muito maior do que a oposição entre negros e brancos. Por isso, é mais aceitável o casamento entre pessoas de raças diferentes do que o de pessoas de classes opostas, devido à discrepância social e cultural.
IV. O que há de positivo na condição de conjunção inter-racial no Brasil é que o nascimento de um filho mulato não é pejorativo. Assim, podemos pensar que a população brasileira continuará a se homogeneizar com um patrimônio multirracial.
Assinale a alternativa correta:
a.A afirmativa I está correta.
b.I e II estão corretas.
c.I, II e III estão corretas.
d.I, II, III e IV estão corretas.
PERGUNTA 8
Acerca do tema da diversidade cultural e étnica brasileira, assinale a opção errada.
a.A Constituição Federal considera todos os brasileiros iguais perante a lei, independentemente de raça, cor, credo e orientação sexual.
b.No Brasil, com a promulgação da Lei Áurea em 1888, o trabalho escravo tem sido afastado das atividades econômicas.
c.Na cultura brasileira, a diversidade cultural não é apenas produto da globalização.
d.A sociedade brasileira é reconhecida pela sua democracia racial, assunto pouco polêmico e que não vem causando debates acirrados no país.
PERGUNTA 9
A respeito das matrizes que compuseram a chamada cultura brasileira, assinale a opção correta.
a.A condição de pobreza é considerada aspecto prioritário para a discriminação racial dos negros no Brasil.
b.A igualdade racial no Brasil é uma realidade, visto que os negros foram socialmente incluídos desde a abolição da escravatura.
c.O negro não aceitou a condição de invisibilidade social no Brasil, razão pela qual políticas foram desenvolvidas contra as injustiças sociais.
d.A ideia de subalternização do “homem de cor” produz a inclusão social do negro na sociedade brasileira.
PERGUNTA 10
Assim como ocorreu com os grupos étnicos indígenas, os negros passaram, conforme afirma o Prof. Darcy Ribeiro (1995), por um verdadeiro processo de transfiguração étnico cultural. Houve, entretanto, de parte dos negros diversos movimentos de resistência cultural.
Analise as afirmativas:
I. O sincretismo religioso, plenamente encontrado em manifestações, como no candomblé e na umbanda.
II. Os Filhos de Gandhi e outros grupos artísticos culturais.
III. Os famosos e inúmeros quilombos, dando origem posterior aos quilombolas (descendentes, inclusive atuais, dos antigos formadores dos quilombos).
Escolha a alternativa correta:
a.A afirmativa I está correta.
b.A afirmativa II está correta.
c.A afirmativa III está correta.
d.Todas estão corretas.