Apanhado de Questões Tópicos em invertebrados


Licença Creative Commons
O trabalho Apanhadão de questões Tópicos em Invertebrados de SOS Ciências Biológicas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://soscienciasbiologicas.blogspot.com/.

APANHADÃO de QUESTÕES -  TÓPICOS EM INVERTEBRADOS

Questão 1: Considerados um dos maiores grupos dentre os invertebrados, o filo Mollusca compreende cerca de 35 mil espécies viventes catalogadas. Este filo abriga animais de alguns milímetros até indivíduos enormes, como as lulas gigantes que chegam a 18 metros. Estes animais foram capazes de se adaptar a quase todos os ambientes e apresentam hábitos diversificados como indivíduos herbívoros, carnívoros, dentritívoros e parasitas. Sobre a diversidade dos moluscos, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os quitons são representantes da classe polyplacophora, caracterizados por serem achatados dorsoventralmente e apresentar em oito placas calcárias articuláveis na região dorsal.
B) Caracóis, lesmas e Búzios compõem a classe  Gastropoda, formada por indivíduos com ou sem concha univalve. Apresentam um fenômeno importante chamado torção, que torna sua massa visceral assimétrica.
C) Bivalva é a classe que abriga os moluscos com duas conchas. A maioria é sedentária e comedora de materiais filtrados e dependem de correntes ciliares produzidas pelas brânquias.
D) A classe cephalopoda contempla as lulas, polvos e náutilos. Todos os membros desse grupo apresentam conchas internas bem desenvolvidas, ainda que não sejam visíveis externamente.
E) A classe scaphopoda reúne os animais conhecidos como dentes de elefante, moluscos de corpo fino é recoberto por manto e concha tubular, ambos abertos nas extremidades.

Questão 2: Entre os componentes dos canais e câmeras flagelados estão células ovóides, com um flagelo circundado por um colarinho e responsáveis pela circulação de água nesses animais. A definição acima faz referência a uma importante célula dos poríferos. Qual célula é essa?
A) Cnidoblastos
B) Coanócitos
C) Vacúolos
D) Pinacócitos
E) Amebócitos

Questão 3: Os cnidários são todos carnívoros e apresentam especializações quanto a captura e a digestão de seu alimento. Abaixo estão algumas afirmações relacionadas a digestão desse grupo leia atentamente e indique quais estão incorretas.
I - A cavidade gastroderme que apresenta musculatura circular o que auxilia em macerar misturar o alimento ingerido.
II - O transporte interno ocorre através de um sistema circulatório primitivo, no qual pequenas artérias são originadas da cavidade interna.
III - A digestão ocorre em meio extra-celular o que permite a ingestão de partículas maiores e o processo é completado no interior das células.
IV - O material não digerido é excretado através do anos lateral.
V - Os cnidários apresentam sistema digestório completo.
A) II, IV e V
B) II, III e IV
C) I, II e III
D) II, III e V
E) Todas as alternativas estão incorretas

Questão 4: Os protistas são unicelulares e, por isso, todas as suas funções vitais ocorrem através de suas organelas. Nas alternativas a seguir, estão algumas importantes organelas e suas funções. Assinale a alternativa que inclui informações incorretas.
A) As partículas alimentares são aprisionados em pequenas bolsas conhecidas como vacúolos digestivos.
B) Apenas protistas autótrofos possuem plastideos, que irão atuar na fotossíntese.
C) Os vacúolos contráteis atuam na osmoregulação e são mais abundantes nos indivíduos marinhos.
D) O material genético dos protistas se encontra protegida no interior do núcleo, que é revestido por carioteca.
E) As mitocôndrias estão diretamente ligadas a liberação de energia.

Questão 5: Categorizar os animais é fundamental para que os estudos possam ser organizados e as informações melhor compreendidas. A seguir estão alguns dos principais táxons utilizados na zoologia, assinale a sentença que traz a sequência correta parte-se do mais abrangente para o mais específico:
1 - Ordem
2 - Classe
3 - Gênero
4 - Espécie
5 - Família
6 - Filo
A) 6,2,1,5,3,4
B) 2,6,5,1,4,3
C) 2,5,6,1,3,4
D) 6,1,2,5,3,4
E) 5,4,6,1,2.3

Questão 6: Algumas modificações corporais que surgem aleatoriamente no processo evolutivo exercem impactos tão fortes que são fixadas e passadas adiante por gerações. Muitas vezes, uma estrutura ou uma formação é acompanhada de outra ou outras que corroem em resposta a tais mudanças. Assim, assinale a alternativa correta:
A) Todo animal pseudocelomado é obrigatoriamente diblástico
B) Animais celomados são sempre protostomados.
C) Animais  cefalizados podem ser radiais ou bilaterais
D) Todo celomado é obrigatoriamente triblástico
E) Diblásticos sempre são bilaterais

Questão 7: Entre as hipóteses conhecidas para o surgimento dos metazoários, a mais aceita estes teriam originado de uma colônia de células flageladas. Sobre essa hipótese, considere a afirmação que está de acordo.
A) O ancestral como teria sido compartilhado conciliados unicelulares que posteriormente originaram os flagelos.
B) Os coanócitos, células dos poríferos, são bastante semelhantes aos protistas coanoflagelados, o que evidencia a evolução dos indivíduos coloniais em papéis funcionais específicos.
C) Esta teoria que afirma que os metazoários teriam sido originados a partir de muitos grupos diferentes de ancestrais assim poríferos e cnidários teriam surgido independentemente.
D) Na verdade esta teoria não é mais aceita, tendo sido derrubada por Darwin em seu livro a origem das espécies.
E) Embora seja a teoria mais aceita, ignora a formação das células gaméticas flageladas como os espermatozóides.

Questão 8: A reprodução de um animal é um fato determinante para a continuação de sua espécie e sucesso desta. São exemplos de métodos reprodutivos:
A) sexuadas: bissexuada e partenogênese; assexuada: fissão múltipla e brotamento
B) sexuada: brotamento e singamia; assexuada: fissão binária e fissão múltipla
C) sexuada: singamia e fragmentação; assexuada: fissão múltipla e brotamento
D) sexuada:  conjugação e fissão binária assexuada autogamia e fissão múltipla
E) sexuada: conjugação e singamia; assexuada: fissão binária e tricotomia


Questão 9: As planárias se reproduzem massivamente através de reprodução assexuada, girando a partir de um único animal diversas cópias de si mesmos. Entretanto, existem variações quanto ao crescimento destas cópias, observe o gráfico a seguir e escolha a alternativa que melhor explica a variação dos dados:
A) O tempo para regeneração será igual, independente do local do corte realizado no indivíduo original.
B) O gráfico mostra que fragmentos muito finos geram duas cabeças, perdendo-se a polaridade do corpo
C) A partir dos dados apresentados, sabe-se que quanto mais distante o corte estiver da cabeça do indivíduo original, mais tempo levará para a formação de uma nova cabeça.
D) A regeneração proposta no gráfico aconteceu de maneira acidental, dada a proporção do tempo e o número de cortes fica claro que a planária foi ferida ou atacada e respondeu gerando um alto número de fragmentos.
E) Neste gráfico são apresentados o tempo pelo número de cortes, quanto mais cortes, mais tempo indivíduo levará para o seu brotamento e assim reconstituição do seu corpo.

Questão 10: Qualquer pessoa, até mesmo uma criança, apresenta o conhecimento como parte do cotidiano e sabe diferenciar uma planta de um animal, mas quando partimos para grupos menos familiares como os poríferos, cnidários ou mesmo platelmintos, o conceito não é algo tão claro e simples. Para a zoologia, os indivíduos, foco de seu estudo, são aqueles que reúnem o seguinte conjunto de características:
A) Eucariotos acelulares autótrofos e sem parede celular
B) procariotos heterótrofos e multicelulares
C) multicelulares eucariontes heterótrofos e sem parede celular de celulose
D) presença de vértebras heterótrofos com cabeça e multicelulares
E) unicelulares eucariontes e autótrofos

Questão 11: As minhocas são cicladores de nutrientes e são essenciais para a manutenção da fertilidade dos solos, mantendo ainda as taxas de oxigênio mais elevadas por meio da aeração. Esta ciclagem se dá por meio do processo alimentar e sobre este é incorreto afirmar:
A) o alimento é primeiramente umidificado na cavidade oral de onde segue para uma faringe muscular com capacidade sugadora.
B) no papo acontece a digestão química que é extra-celular e depende da produção de enzimas digestivas
C) amor ela é responsável pela digestão mecânica através do atrito de uma alta força muscular
D) no intestino são completados os processos digestivos e os nutrientes são absorvidos pelo epitélio gástrico
E) a maioria das minhocas é saprofago e se alimenta de matéria orgânica já em decomposição

Questão 12: A reprodução é fortemente influenciada pelo ambiente para muitos animais ela só será bem-sucedida se houver abrigo alimento e mesmo clima favorável. Sobre os padrões de fecundação frequentes nos animais são feitas as seguintes afirmações:
I - A fecundação interna foi o primeiro tipo de reprodução observada. nela o embrião está protegido e os indivíduos produzem grande quantidade de gametas de uma única vez para aproveitar a proteção.
II - Órgãos copulatório são a ligação entre as gônadas e o poro de liberação dos espermatozoides estão presentes sempre que houver reprodução sexuada.
III - A fecundação externa é normalmente aliada a uma grande quantidade de gametas que são lançados no interior do corpo da fêmea que apresenta muitas vezes substâncias ácidas e podem eliminar os espermatozóides, com muitos deles e isto certamente será amenizado.
Entre as sentenças supracitadas são incorretas:
A) I e II
B) II e III
C) I e III
D) Todas as alternativas
E) Nenhuma das alternativas

Questão 13:A imagem a seguir propõe as três possíveis formas corporais encontradas em indivíduos do filo Porífera. Observe atentamente e escolha as sentenças que trazem informações corretas sobre a filtração nessas formas.
I - A, B e C apresentam uma ordem crescente de complexidade quanto a filtração.
II - A é a forma Asconoide, em que os coanócitos estão apenas nos canais flagelados e o seu número é bastante reduzido em comparação aos demais.
III - C é a forma Siconoide. Com alta capacidade de filtração, seus coanócitos formam as câmaras flageladas, que concentram a água e aumentam a capacidade de captação das partículas alimentares.
IV - B representa o esquema corporal dos Leuconoides, que apresentam óstio, porém muitos ósculos que dão acesso aos canais flagelados.
A) Apenas II
B) Apenas IV
C) Apenas I
D) Apenas II e IV
E) Apenas I, III e IV

Questão 14: Sobre a diversidade do filo Platyhelmintes estão dispostas as seguintes sentenças, leia-as atentamente e indique as incorretas:
I - Turbellaria inclui bateu platelmintos de vida livre que podem deslizar pelo substrato de rios, principalmente nas encostas, um exemplo deste grupo são as planárias.
II - A classe Trematoda abriga ectoparasitas que ficam sobre a pele de animais sugando suas reservas energéticas. neste grupo são encontrados órgãos adesivos que funcionam como ventosas e como um representante podemos citar Schistossoma mansoni causador da esquistossomose.
III - A classe Monogenea possui um importante órgão de fixação dos adultos, o opistáptor.
IV - Cestoda apresenta uma adaptação reprodutiva que lhe confere um alto número de descendentes, as proglótides. as proglótides estão dispostas de maneira linear nos novos indivíduos reprodutores, que irão ser liberados para se auto fecundar em no ambiente.
A) Sentenças I e II
B) Sentenças I, III e IV
C) Sentenças II e IV
D) Sentenças I e III
E) Sentenças II, III e IV
Questão 15: Os anelídeos são vermes.segmentados marinhos, limnicos e terrestres, triblásticos, celomados e apresentam três principais classes que podem ser facilmente diferenciadas através de suas cerdas. A alternativa que relaciona incorretamente as classes dos anelídeos e suas cerdas é:
A) Polychaeta apresenta muitas cerdas geralmente em feixes nos parapódios.
B) Oligochaeta apresenta poucas cerdas dispostas pelo corpo, geralmente curtas, retas ou curvas, isoladas ou em feixes.
C) As cerdas de Polychaeta e Oligochaeta são muito semelhantes tanto na quantidade, como na distribuição e função, o que os diferencia é apenas a presença de olhos em Polychaeta.
D) Indivíduos da classe Hirudinea são desprovidos de cerdas.
E) As cerdas são projeções quitinosas com diferentes funções como auxiliar na natação e escavação.

Questão 16: Em uma visita a um aquário, uma aluna observou uma ostra, um polvo é uma lesma do mar. Então, intrigada com o que aprendera em sala, questionou sua professora dizendo que estes animais eram tão diferentes como poderiam pertencer ao mesmo filo? Como resposta foi dito que eles foram agrupados por apresentarem algumas características em comum e, por diferirem em outras, foram divididos em classes. Complementando a explicação acima, poderíamos dizer que:
A) Todo indivíduo do filo Mollusca tem o corpo dividido em porção cefalopediosa e massa visceral e as classes dos três são respectivamente Bivalvia, Cephalopoda e Gastropoda.
B) Todo indivíduo do filo Mollusca apresenta concha, mesmo que interna, e as classes dos três são respectivamente: Bivalvia, Cephalopoda e Polyplacophora.
C) Todo indivíduo do filo Mollusca tem o corpo dividido em porção cefalopediosa e massa visceral e as classes dos três são respectivamente: Gastropoda, Cephalopoda e Bivalvia.
D) Todo indivíduo do filo Mollusca apresenta cabeça bem desenvolvida e as classes dos três são respectivamente: Bivalvia, Cephalopoda e Polyplacophora.
E) Todo indivíduo do filo Mollusca apresenta concha, mesmo que interna, e as classes dos três são respectivamente: Gastropoda, Cephalopoda e Bivalvia.

Questão 17: Esta estrutura é exclusiva dos moluscos e pode ser caracterizado como um órgão línguiforme raspador, que pode ser projetado adiante para perfurar e raspar o alimento por meio de sustentação em músculos e cartilagens. Este trecho fala de que órgão:
A) Bico, uma concha bucal vista claramente nos cefalopodes.
B) Rádula, que está presente em praticamente todos os grupos, menos nos bivalves.
C) Columela, eixo central de sustentação das conchas que pode auxiliar na quebra do alimento.
D) Manto, órgão presente em todos os moluscos
E) Bico palial, projeção cartilaginosa que tem como função raspar o alimento exceto em indivíduos filtradores como as ostras.

Questão 18: Ao iniciar a aula sobre Anellida, o professora apresentou aos alunos algumas características básicas sobre os representantes deste grupo. Desta forma é possível afirmar que o professor estou a seguintes informações:
A) Triblásticos, pseudocelomados, deuterostômios e simetria radial
B) Diblásticos, celomados, protostômios e simetria bilateral
C) Diblásticos, acelomados, deuterostômios e simetria bilateral
D) Triblásticos, celomados, deuterostômios e simetria bilateral
E) Triblásticos, celomados, protostômios e simetria bilateral

Questão 19: O filo Nematoda é representado por animais adaptados a diferentes condições ambientais e alimentares. São considerados de extrema importância econômica, pois trazem prejuízos significativos para agricultura, para saúde humana e de muitos animais domésticos. Sobre este grupo considere as seguintes informações:
I - Em seu celoma localizam-se os órgãos, cavidade esta preenchida por um fluído.
II - Embora se trate de invertebrado, os nematoides possuem uma alta força em seus corpos que confere a eles capacidade de escavação e penetração. Essa força se deve exclusivamente ao esqueleto hidrostático.
III - Sua superfície externa é denominada a cutícula, um revestimento relativamente espaço formado por várias camadas, principalmente de colágeno. Um de seus papéis fundamentais é conter a pressão hidrostática da pseudocele.
IV - Papilas, cerdas, anfidios e fasmidios são importantes órgãos sensoriais, cuja função é a produção de enzimas que atuam na digestão extracelular.
Pode-se dizer que os itens que apresentam informações incorretas sobre nematoides são:
A) I e II
B) III e IV
C) I, II e IV
D) I, II, IV
E) Todos os itens estão incorretos


Questão 20: Os cnidócitos estão espalhados ao longo de todo o corpo dos cnidários, entretanto, os tentáculos concentram por porções imersas já que eles estão diretamente ligados a busca pelo alimento e captura da presa. Dentro destes órgãos, são encontradas células com diferentes ações como adesiva, perfuradora, urticante e reprodutiva, como os nematociatos. O trecho acima está:
A) Totalmente correto, não existem alterações necessárias que envolvam a compreensão do tema.
B) Parcialmente correto, as ações das células estão de acordo, porém não há uma diferença na quantidade de cnidócitos encontradas nos tentáculos.
C) Parcialmente correto, pois nem todos os cnidários apresentam cnidócitos e, quando presentes, somente nas fase adulta.
D) Totalmente incorreta, nenhuma das informações correspondem ao filo Cnidaria.
E) Parcialmente correta, os tentáculos abrigam um de fato mais cnidócitos, os quais são células que abrigam organelas como os nematocistos, divergindo da informação no trecho.

Questão 21: Os platelmintos são, em sua maioria, carnívoros se alimentando de pequenos crustáceos, insetos e outros invertebrados. A detecção tá presa se dá através de quimiorreceptores que detectam substâncias químicas, em geral, a certas distâncias. Secreções e muco podem auxiliar na captura do alimento. Após o processo de ingestão e digestão, o corpo passa a acumular e resíduos metabólicos que necessitam ser eliminados. Sobre a digestão e excreção desses animais é incorreto afirmar:
A) O produto final da excreção é a amônia, pouco tóxica para os organismos, ela auxilia na diminuição da perda de água.
B) Muitas planárias contam com estruturas chamadas de prosbocides que são evertidas e servem para sugar o alimento.
C) A excreção ocorre através de protonefrídeos ligados ás células-flama
D) As células-flama estão espalhadas por todo o corpo e dependem da difusão como mecanismo de transporte estas se abrem para o exterior através de poros e eliminam os excretas.
E) Os cestodes não apresentam sistema digestório, sendo exceção para o grupo, pois dependem da digestão de seus hospedeiros.

Questão 22: O período de crescimento dos gastrópodes, assim como na maior parte dos animais, é uma fase marcada por transformações significativas. Muitos gastrópodes apresentam conchas que irão auxiliá-los na proteção de sua massa visceral. Inicialmente seus ânus estão posicionados na região posterior e, após o crescimento, estes migram para a região anterior com uma volta de 180°. Esta modificação leva tempo e acontece de maneira similar para diferentes organismos dentro do grupo. Este importante processo, no qual sua concha sofrerá alterações drásticas e seu trato digestório a acompanhará é chamado de:
A) Deposição da camada nacarada
B) Sifão
C) Formação da Trocófora
D) Torção
E) Formação da câmara de gases

Questão 23: Sobre o sistema nervoso de poríferos e cnidários, considere as afirmações a seguir:
I - O sistema nervoso de poríferos assim como o dos cnidários é chamado de simples, uma vez que existem concentrações de células nervosas, mas que não chegam a formar cérebros
II - Os cnidários apresentam sistema nervoso difuso, sendo os impulsos elétricos transmitidos através da liberação de neurotransmissores
III - O filo cnidaria é considerado o mais eficiente em relação ao filo Porífera, uma vez que os anéis nervosos presentes em cnidários surgiram nos poríferos.
Com base nas afirmativas anteriores podemos dizer que:
A) Todas estão corretas
B) Apenas I está correta
C) Apenas II está correta
D) Apenas i e III estão corretas
E) Todas estão incorretas.

Questão 24: Sobre a forma e função dos poríferos, qual característica a seguir não está correta:
A) Podem ser assimétricos ou apresentar simetria radial
B) Suas células são bem organizadas em um arranjo firme que constitui um tecido bem definido, mesogléia.
C) Os arqueócitos podem se diferenciar em diferentes células especializadas.
D) As espículas participam da sustentação das esponjas e podem ser constituídas de sílica ou calcário
E) Vasos, tubos e discoides são possíveis formas de esponjas

Questão 25: Sobre a respiração e circulação dos anelídeos, têm-se as afirmações abaixo. Assinale a alternativa incorreta:
A) As trocas gasosas dos poliquetas podem ser realizadas por brânquias, uma vez que todos os indivíduos são aquáticos.
B) Os pigmentos respiratórios estão presentes apenas em minhocas, que vivem em solos com menor reserva de oxigênio do que na água e necessitam dessas substâncias transportadoras.
C) O sistema circulatório dos anelídeos é fechado, com a presença, muitas vezes, de arcos aórticos, que funcionam como corações acessórios.
D) Apresentam rede de capilares que permitem a oxigenação e o transporte de nutrientes de maneira efetiva para todos os tecidos.
E) Sanguessugas e minhocas apresentam respiração cutânea e os órgãos respiratórios são portanto ausentes.

Questão 26: Os platelmintos são conhecidos como vermes de corpos achatados, dada a sua forma corporal que apresenta poucas células em espessura e um alongamento de seus corpos. qual das alternativas a seguir está relacionada com esta forma corporal:
A) Corpos achatados são fundamentais para vermes parasitas, assim eles conseguem caminhar entre os tecidos, visto que só Platyhelmintes abriga vermes.
B) As trocas gasosas dos platelmintos ocorrem por meio de difusão, o que seria impossível em animais de corpos muito densos, necessitando estes de corpos com sistema circulatório.
C) Estes indivíduos são rastejantes e assim precisam de corpos achatados que apresentam a sua região dorsal repleta de células rabdíticas.
D) A excreção por osmose praticada por platelmintos necessita de corpos achatados para que os excretas possam ser veiculados e não afetarem a toxicidade das células próximas
E) Não há nenhum sistema corporal beneficiado por corpos achatados, uma vez que o corpo passa a não apresentar espaço para crescimento dos órgãos.



Questão 27: Os protistas são responsáveis por algumas das doenças que mais afetam populações pobres em países tropicais. Entre elas a malária, uma doença infecciosa febril aguda, causada pelo gênero Plasmodium, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A maior parte dos protistas patogênicos são bastante resistentes, diante de falta de água, alterações drásticas na salinidade e no pH do meio, escassez de alimento e outras, o prostituta torna-se uma forma de vida latente a qual apresenta o volume celular reduzido, e seu metabolismo cessa completamente; mantenha-se inativo e imóvel. Esse mecanismo de resistência é chamado de:
A) Enrolamento
B) Reabsorção
C) Desencistamento
D) Tanatose
E) Encistamento

Questão 28: Os cnidários estão divididos em classes que tornam os estudos mais fáceis. Sobre a divisão desse grupo tem-se algumas informações a seguir. assinale a opção que indica as sentenças corretas:
I - Os membros de Hydrozoa são chamados de hidrozoários
II - Scyphozoa reúne as verdadeiras águas-vivas que em geral possuem longos filamentos repletos de...
III - Hydrozoa reuni formas tanto polipoides quanto medusoides
IV - Cubozoa apresentam extremidades diferenciadas, formam estruturas rígidas em forma de lâmina...
V - Os indivíduos mais representativos de Anthozoa são os corais e as anêmonas.
A) I, III e V
B) II, III e IV
C) I, II e III
D) II, III e V
E) Todas as alternativas estão corretas

Questão 29: Os cnidários são todos os carnívoros e apresentam especializações quanto a captura e a digestão de seu alimento. Abaixo estão algumas afirmações relacionadas a digestão deste grupo leia atentamente e indique quais estão incorretas:
I - A cavidade gastro dérmica apresenta musculatura circular o que auxilia em marcenaria misturar o alimento ingerido
II - O transporte interno ocorre através de um sistema circulatório primitivo, no qual pequenas artérias são originadas da cavidade interna.
III - A digestão ocorre em meio extra-celular o que permite a ingestão de partículas maiores e o processo é completado no interior das células
IV - O material não digerido é excretado através do anos lateral
V - Os cnidários apresentam sistema digestório completo
A) II, IV e V
B) II, III e IV
C) I, II e III
D) II, III e V
E) Todas as alternativas estão incorretas

Questão 30: O Reino Protista abriga organismos muito diversos. Entre os mecanismos que os diferem, estão as estruturas responsáveis pela locomoção. Dentro deste contexto, leia as sentenças a seguir e assinale a opção incorreta.
A) Os membros Ciliophora apresentam poucos ou muitos cílios em sua superfície, estas estruturas podem de maneira rítmica e coordenada.
B) Apicomplexa reúne importantes agentes causadores de doenças em humanos, seus movimentos flagelados são únicos dentre os protistas exibindo maior complexidade
C) O Subfilo Euglenida são organismos fitoflagelados, logo são fotossintetizantes e utilizam flagelos para sua locomoção
D) O filo Amoebozoa apresenta indivíduos que se locomovem por movimento ameboide através de seus pseudopodes
E) Foraminíferos possuem tecas rígidas nas quais normalmente é possível observar longos e finos reticulópodes

QUESTÕES DISCURSIVAS

Questão 1: Durante a aula em laboratório, onde foram observados os protistas, foi possível conhecer a Euglena. A Euglena é um protista flagelado que pode apresentar estruturas esverdeadas quando observadas em microscópio. Como são denominadas essas estruturas? Por que são importantes?
As estruturas esverdeadas são os cloroplastos responsáveis pela fotossíntese. E é através da fotossíntese que produzem a energia necessária para seu metabolismo.
Questão 2: Observando o escólex de uma taenia ao microscópio pode-se perceber a presença de estruturas especializadas na fixação de este verme em seu hospedeiro. Cite duas estruturas responsáveis por essa fixação.
O escólex é a cabeça da Taenia, nela existem ventosas e ganchos, com os quais o parasita se prende a parede do intestino do hospedeiro.
Questão 3: Leia atentamente este trecho do texto "Perigo na Praia" de Simone Paulino:
"De cada mil pessoas atendidas nos postos médicos das cidades praianas, um refere-se a acidentes causados por animais marinhos perigosos. A estimativa é do médico dermatologista Vidal Haddad, da Faculdade de medicina da Unesp, Campus de Botucatu, que realizou uma pesquisa para levantar o perfil dos acidentes mais comuns no litoral da região sudeste. No pronto-socorro da cidade, acompanhou ferimentos em 150 banhistas, uma média de 8 por mês, provocados pelo contato com ouriços-do-mar, águas-vivas e caravelas. Mesmo animais atirados nas praias há mas há mais de 24 horas mantém a capacidade de envenenamento, afirma ele. Quando um acidente por água viva ocorre, logo ocorre em outros, pois essas surgem de alto mar em grupos. "É preciso sair da água imediatamente", adverte. Você percebeu que, no texto, autora cita "águas-vivas" e "caravelas"  como animais responsáveis por graves acidentes em cidades litorâneas. Com base em seu conhecimento sobre esse grupo de animais, responda: porque esses animais podem causar acidentes? existe alguma estrutura ou célula responsável pela liberação das substâncias relacionadas ao "envenenamento"? Se sim, explique com detalhes as características, o mecanismo dessa estrutura ou célula e onde está localizada.

Resposta com gabarito, nota 2,5:
O corpo das águas vivas e mais abundantemente os tentáculos são cobertos por células urticantes (cnidócitos). O tipo de cnida mais marcante é o nematocisto, que atua diretamente na captura do alimento por meio de da ingestão de toxinas na presa com a com o objetivo de paralisá-lo ou como estratégia de defesa. O Nematocisto é uma cápsula rígida, de material semelhante a quitina ao ser tocado, a tampa do opérculo se abre e o nematocisto é instantaneamente liberado.
Questão 4: Os anelídeos são, muitas vezes, chamados de vermes devido a forma cilíndrica de seus corpos. Entretanto, esse termo mostra-se genérico quando utiliza a base científica para diferenciar este filo dos demais. Uma importante característica os difere morfologicamente, conhecida como segmentação. Defina o que é a segmentação e quais as características do corpo de um animal segmentado. Comente ainda as vantagens evolutivas para os animais que possuem o corpo segmentado.
Resposta com gabarito, nota 2,5
A segmentação consiste na organização de um corpo em uma série de segmentos, iguais ou semelhantes. Esses segmentos recebem o nome de metâmeros e se repetem ao longo de seu comprimento. a vantagem é que a metameria proporcionam pacotes musculares que se contraem e garantem maior flexibilidade corporal é uma variedade de movimentos. Essas estruturas surgem durante o desenvolvimento embrionário.

Questão 5: O filo nematoda é considerado muito importante economicamente devido aos prejuízos ocasionados a agricultura, a saúde humana e aos animais domesticados. esse filo reúne características diferenciadas dos filos mais primitivos e estruturas que podem ser relacionadas diretamente com o grupo, impedindo que sejam confundidos com os demais animais popularmente chamados de vermes. Defina e explique três características marcantes dos indivíduos desse filo.
Resposta 1
Filo nematoda: reúne a maioria dos invertebrados cilíndricos, alongados e afilado, sendo normalmente empregado com dimorfismo sexual. Principais características anatômicas: bilateralidade corporal, presença de três folhetos embrionários (triblásticos com ectoderme, mesoderme e endoderme), a existência de uma falsa região celentomatica (cavidade revestida de mesoderme). Situação prostomica durante o desenvolvimento embrionário forma-se previamente a boca e posteriormente o ânus.A digestão do nematoide é completa, de forma extra e intracelular passando o alimento pelo trato digestivo. O sistema nervoso é presente, formado por um anel nervoso em torno da faringe com dois cordões nervosos longitudinais. Forma de reprodução: é sexuada havendo fecundação de gametas que mantém a variabilidade genética da espécie, podendo ser monóica ou dióica. Principais parasitores humanos: Ascaris lumbricoides ou lombriga. Forma de transmissão: Ingestão de ovos infectados do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes. O verme se aloja no intestino delgado do ser humano.
Resposta 2  
            Esses animais são eutélicos, apresentam um número fixo de células somáticas ao se tornarem adulto, corpo cilíndrico, alongado e afilado em ambas as extremidades, ausência de cílio e flagelos em qualquer fase da vida.

Questão 6: Observando uma lula esternamente e a olho nu é possível identificar estruturas mais escuras que são chamados de cromatóforos. O que são os cromatóforos e qual a função?
Resposta 1:
            São células recheadas de pigmento capazes de conferir aos cefalópodes a capacidade de mudar de cor. Quando os músculos se expandem, os cromatóforos se espalham e expõem o pigmento colorido conforme o necessário. Quando os músculos relaxam, o cromatóforo se comprime e vira o tal do pontinho preto que conseguimos ver a olho nu.
Resposta 2:
            Cromatóforos são células pigmentares espalhadas ao longo da epiderme e sua função é a comunicação.

Questão 7: Os primeiros animais apresentavam uma estrutura corporal bastante simples, sendo assimétricos ou de simetria radial. Muitos não apresentavam tecidos definidos ou sistemas de órgãos. Entretanto surge um grande grupo chamado de Bilatteria que, além de ser bilateralmente simétrico, apresenta diferentes arranjos quanto à presença e ausência de celoma. defina o que é celoma e relacione os diferentes arranjos possíveis com os grupos estudados em Bilatteria.
Celoma é a cavidade localizada no interior da mesoderme, surge durante o desenvolvimento embrionário e, é formada por camadas de tecidos e preenchido pelo líquido celômico, consiste de um espaço interno para disposição dos órgãos, flexibilidade corporal, proteção contra impactos nos órgãos, processar os processos de excreção, transportes de gases e substâncias nutritivas. Existem os arranjos dos seres vivos acelomados (possuem mesoderme mas não apresentam celoma) como as planárias, os pseudocelomados (possuem celoma, mas o mesmo não é considerado verdadeiro, devido este celoma ser revestido em uma parte pela mesoderme e outra pela endoderme) como os nematelmintos, e os celomados onde o celoma é todo revestido pela mesoderme, como exemplo os anelídeos.

Questão 8: As conchas são estruturas importantes que garantem sustentação e proteção aos moluscos. As conchas apresentam formas variadas e podem ser univalves e bivalves. Indique quais são as camadas que formam as conchas, descreva sua composição e formação.
A concha protege o animal e também funciona como esqueleto. Manto onde são secretadas as substâncias que irão formar as camadas da concha: carbonato de cálcio. Em contato com o manto fica a 1ª (primeira) camada de concha a nacarada. A camada intermediária é prismática também tem cristais de cálcio. A parte mais externa é o perióstraco é constituída por aminoácidos e proteínas.

Questão 9: As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são organismos aparentemente simples, mas que escondem processos realmente complexos. São considerados organismos simples, principalmente por não apresentar em tecidos verdadeiros e, sem tecidos, não apresentam também órgãos ou sistemas. Desta forma, responda: como as esponjas obtêm alimento? Explique com detalhes, citando inclusive células ou estruturas envolvidas no processo.
As esponjas alimentam-se através de filtração....

Questão 10: Durante uma aula de biologia em um colégio, o professor iniciou a apresentação de um novo Filo alguns alunos. Ele escreveu uma estrutura exclusiva deste Filo, ilustrou a estrutura e não teve a oportunidade de finalizar a aula, pois o tempo se esgotou.   observando o caderno dos alunos pode-se notar que o professor não informou qual o filo que estava sendo apresentado, mas chamou a estrutura de rádula. apenas com essas informações é possível afirmar que o professor estava iniciando a explicação sobre qual filo?
A rádula é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual eles raspam o seu alimento. Portanto o filo sobre o qual o professor iniciou a explicação  é Mollusca.

Questão 11: Você foi a biblioteca da universidade e encontrou o livro de zoologia que estava procurando para estudar para as avaliações bimestrais. Assim que você retirou o livro da prateleira, caiu sobre seus pés uma ilustração, provavelmente esquecida por algum aluno que anteriormente realizou o empréstimo do livro. A ilustração não apresentava a legenda, mas a partir dos seus conhecimentos sobre zoologia você pode imediatamente identificar o domínio, o reino, o filo, e a classe correspondentes a essa imagem. Observe a figura abaixo, identifique domínio, reino, filo e classe explique como você chegou a esta conclusão.
O animal pertence ao:
            Domínio: Eukarya
            Reino: Animalia
            Filo: Annelida
            Classe: Polychaeta
            Podemos chegar a esta conclusão por causa das cerdas, das brânquias e em especial por causa do parapódio que é a característica diagnóstica dessa classe.

Questão 12: A forma do corpo dos animais diz muito sobre seus hábitos e sobre a evolução dos diferentes filos. Eles podem ser assimétricos, de simetria esférica, radial ou lateral. muitos autores consideram a simetria bilateral como um passo importante para evolução dos animais. Explique o surgimento dessa característica e quais as vantagens adaptativas trazidas por essa condição.
Este tipo de simetria possibilitou o desenvolvimento da centralização do sistema nervoso e evolução de órgãos.
            Permitiu a divisão em anterior e posterior. A parte anterior tem contato com o ambiente antes do resto do corpo, e a concentração de órgãos sensoriais, como ouvidos e olhos, por exemplo, nessa região foi de suma importância para aumentar a eficiência de exploração do ambiente pelos animais que nele vivem.

Questão 13: As esponjas são indivíduos filtradores que apresentam um corpo relativamente simples. Apresentam, em geral, o corpo assimétrico. sua alimentação é provida por filtração a partir do fluxo de água que traz partículas capturadas no interior desses indivíduos. Conhecendo esse grupo, explique como os seus corpos são sustentados e qual a relação da sustentação com a filtração.
            Há um esqueleto externo feito de calcário que dá forma e sustenta o corpo do animal. A esponja é um animal séssil e de corpo rígido e por isso sua alimentação deve ser por filtração.        
Questão 14: No filo Platyhelmintes, alguns sistemas corporais.... Impacto sobre a relação do animal com o meio. Descreva ..... sistemas circulatório, digestivo e excretor desse filo.
Digestivo: Sistema digestório incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possui ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento ingerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.
            Circulação: Não possuem sistema circulatório. O alimento á enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.
            Excreção: São os primeiros animais a apresentar sistema excretor: o protonefrídio, que é formado por vários túbulos excretores com células flama(fundamentais neste sistema excretor). Apresentam vários flagelos com que eles sejam muito bem filtrados. Os resíduos caem em um sistema de ductos que se abrem para o exterior, através de estruturas chamadas nefridióporos, que são poros excretores. Estes poros situam-se na superfície dorsal do corpo, lateralmente.

Questão 15: Os Cnidários tiveram o nome de seu filo dado devido a uma importante estrutura de defesa. Que estrutura é essa e como acontece o seu funcionamento?
O nome dado foi CNIDÓCITO. Ao ser tocado o Cnidário lança o nematocisto, estrutura que penetra e possui um longo filamento através do qual o líquido urticante contido em seu interior é eliminado. E esse líquido pode provocar sérias queimaduras no homem. E essas células participam da defesa dos cnidários contra predadores e também capturam presas, pois paralisam imediatamente os pequenos animais capturados por seus tentáculos.

Questão 16: Durante a dissecação de uma lula (molusco cefalópode) é possível identificar as estruturas responsáveis pela troca gasosa nestes indivíduos. Como podemos caracterizá-las morfologicamente?
Resposta 1
            Os animais cefalópodes fazem a troca gasosa por meio de duas brânquias sem cílios. Tem formato de pena.

Resposta 2
            O corpo dos moluscos divide-se em três regiões. cabeça, pés e saco ou massa visceral. Na cabeça estão os olhos, a boca e os tentáculos. O pés atuam na locomoção e escavação; no caso de polvos e lulas, transformaram-se em tentáculos. A massa viceral é revestida pelo manto ou pálio, que secreta a concha e as pérolas. Entre o manto e a concha está a cavidade do manto ou cavidade paleal.

Questão 17: Descreva resumidamente o processo de evolução nos sistemas nervosos de Porífera, Cnidaria, Platyhelmintes, Nematoda, Mollusca e Annelida. Indique as principais novidades em cada filo.
Porífera: Não possui tecido nervoso verdadeiro. Entretanto, no hexactinellida Rhabdocalyptus a estimulação pode gerar sinais que induzem a interrupção do bombeamento pelos coanócitos.
            Cnidária: Evolução do tecido epitelial com estruturas sensoriais radiais com neurônios multidirecionais em rede difusa não centralizada; Filo Cnidária: Condução multipolar do impulso = Estruturas sensoriais radiais; Medusa: rede nervosa + anéis nervosos e gânglios.
            Filo Platyhelminthes: Bilateralização e Cefalização - locomoção unidirecional. Sistema nervoso mais simples constituído de uma massa de neurônios (gânglios) do qual se origina dois cordões nervosos longitudinais com gânglios adicionais; Órgãos sensoriais: ocelos, aurículas e estatocistos.
            Filo Nematoda: Anel nervoso central; Células musculares se prolongam ao encontro dos cordões nervosos; Cordões nervosos: dorsal, ventral e laterais; Órgãos sensoriais: papilas, fasmídeos, cerdas, anfídio.
            Filo Annelida: Celoma e metameria: locomoção mais rápida; Cérebro bilobado; Cordão nervoso duplo com gânglios segmentares; Axônios gigantes.

Questão 18: A ilustração à seguir traz o ciclo de vida de um cifozoario. Explique as etapas indicadas pelas letras, nomeando as fases de vida e as principais modificações ocorridas.


A) A fertilização acontece interna. O Zigoto desenvolve-se nos braços orais da fêmea que cresce e torna-se uma larva, a Plânula.
B) A Plânula é ciliada e busca um local para se fixar.
C) Desenvolve-se então em um Cifístoma e por brotamento multiplica-se em pólipos coloniais e ao se dividir em um processo chamado de ESTROBILIZAÇÃO.
D) Estrobilização os brotos ficam agrupados inicialmente se desenvolvendo e aumentando o número de divisões chamado de estróbilo.
E) Quando o estróbilo está maduro começam a se desprender e liberar pequenas medusas jovens, as éfiras que crescem e se tornam sexualmente e prontas para se reproduzirem retornando o ciclo.

Questão 19: Sob a denominação de "vermes" estão incluídos invertebrados de vida livre e parasitária, como platelmintos, nematódeos e anelídeos. Esses filos citados apresentam a mesma simetria. Indique qual é essa simetria e de duas novidades evolutivas associadas ao aparecimento dessa simetria.
Todos os animais que pertencem a esses três filhos apresentam simetria bilateral, ou seja, tem um único eixo de simetria. Sendo essa uma denominação de uma das características mais utilizadas para descrever os seres vivos. Como novidades relacionadas a simetria dos animais temos a cefalização tendência dos tecidos nervosos de se deslocarem rumo a região cefálica e assim desenvolver naquele organismo a formação de um sistema nervoso central e maior desenvolvimento e complexidade desse Sistema Nervoso. Hirudo medicinalis: filo dos anelídeos (exoparasita) Ascaris lumbricoides: filo nematoda (endoparasita) Taenia saginata: filo platelminto (endoparasita).

Questão 20: Observando uma planária fixada em lâmina é possível identificar facilmente uma região cefálica bem desenvolvida. Além disso, observa-se claramente a faringe, que corresponde ao início do trato digestório. caracterize o trato digestório da planária e indique a importância da presença de um trato digestório com essas características.
O trato digestório é incompleto, pois não possui ânus. Ele é composto de boca, faringe e intestino, com três troncos bastante ramificados, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca. As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe protátil (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, que é sugado em pequenas quantidades. Importância das características:
            O sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca. As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe protátil (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando.