PERGUNTA 1
A respeito das universidades
medievais, considere as afirmativas a seguir.
I - O prestígio das universidades
medievais estava relacionado à preservação e à disseminação de conhecimento.
II - A expansão do número de
universidades estava relacionada à expansão de setores comerciais e urbanos,
especialmente depois do século XII.
III - Nas universidades medievais, a
mulher tinha um papel de destaque, já que era vista como um ser capaz de
realizar encantamentos e receber favor das divindades, saberes estes tidos como
legítimos àquele momento.
Sobre a Idade Média e as
universidades, pode-se afirmar que:
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. As afirmativas I, II e III estão
corretas.
c. Apenas as afirmativas I e III estão
corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão
corretas.
e. As afirmativas I, II e III estão
incorretas.
PERGUNTA
2
(MPOG
2012, com modificações)
A
respeito da relação entre educação e Tecnologias da Informação e da
Comunicação, veja as afirmativas a seguir.
I - As
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação
apenas para que fosse possível controlar as atividades administrativas e
auditar os resultados apurados na gestão das instituições educacionais; assim,
elas não devem ser utilizadas com propósitos educacionais propriamente ditos.
II - É
desnecessário integrar as TICs às atividades de sala de aula já que, em geral,
elas são utilizadas em atividades adicionais, sem vínculo obrigatório com o
currículo escolar ou compromisso com o conhecimento.
III - As
TICs favorecem uma nova relação com o saber, possibilitando ultrapassar os
limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de
comunidades de colaboração.
IV - As
TICs privilegiam a comunicação e permitem criar diálogos entre a escola e
outros espaços produtores de conhecimento, produzindo mudanças interessantes.
Está
correto apenas o que se afirma em:
a. I
e II.
b. II
e III.
c. III
e IV.
d. I
e IV.
e. II
e IV.
PERGUNTA
3
(ENADE
2005) Leia e relacione os textos a seguir.
Comparando
a proposta com a charge, pode-se concluir que:
a. O
conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.
b. A
preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.
c. O
apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.
d. O
acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.
e. A
dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.
PERGUNTA
4
Complete
a lacuna com a alternativa correta.
A
_________________________ permite a visualização, em tempo real, direta ou
indiretamente, de um espaço físico no mundo real cujos elementos são
complementados por imagens geradas por computador (imagens dinâmicas, sons
espaciais, etc.).
a. Realidade
diminuída.
b. Virtualidade
aumentada.
c. Realidade
aumentada.
d. Vida
virtual.
e. Vida
diminuída.
PERGUNTA
5
A
respeito da modalidade EaD, considere as seguintes afirmativas:
I - Os
cursos oferecidos na modalidade EaD são destinados, de forma preferencial, aos
estudantes que não podem estar fisicamente presentes no ambiente formal de
ensino-aprendizagem.
II - Os
cursos oferecidos na modalidade EaD são destinados, exclusivamente, aos alunos
que trabalham com tecnologias de comunicação e informação. Tal restrição
deve-se ao fato de os cursos exigirem conhecimentos técnicos de informática de
extrema profundidade.
III -
Para que os alunos possam estudar na modalidade EaD, é necessário apenas que
eles tenham conhecimentos básicos de tecnologias de comunicação e informação,
em especial como usuários.
A
respeito destas afirmativas, está(ão) correta(s) apenas:
a. I.
b. I
e III.
c. II.
d. II
e III.
e. III.
PERGUNTA
6
(ENADE
2015) A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a
capacidade dos cidadãos de utilizar mídias, bibliotecas, arquivos e outros
provedores de informação como ferramentas para a liberdade de expressão, o
pluralismo, o diálogo e a tolerância intercultural, que contribuem para o
debate democrático e a boa governança. Nos últimos anos, uma ferramenta de
grande valia para o aprendizado, dentro e fora da sala de aula, têm sido os
dispositivos móveis. Como principal meio de acesso à internet e, por
conseguinte, às redes sociais, o telefone celular tem sido a ferramenta mais
importante de utilização social das diferentes mídias, com apropriação de seu
uso e significado, sendo, assim, uma das principais formas para o letramento
digital da população. Esse letramento desenvolve-se em vários níveis, desde a
simples utilização de um aplicativo de conversa com colegas até a utilização em
transações financeiras nacionais e internacionais.
WILSON,
C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de
professores. Brasília: UNESCO, 2013 (adaptado).
A partir
dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas.
I - Uma
pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar
informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras
pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação.
PORQUE
II - No
letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir
de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e
elementos imagéticos e sonoros.
A
respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As
asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As
asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da
I.
c. A
asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d. A
asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e. As
asserções I e II são falsas.
PERGUNTA
7
Assinale
a alternativa em que aparecem listados, em ordem cronológica (ou seja, na
sequência temporal, do mais antigo ao mais recente), os três meios de
comunicação mais conhecidos no ensino a distância.
a. Correspondência,
internet, rádio.
b. Correspondência,
televisão, internet.
c. Internet,
rádio, correspondência.
d. Internet,
televisão, rádio.
e. Televisão,
rádio, correspondência.
PERGUNTA
8
A
respeito da EaD, considere as afirmativas a seguir.
I - A EaD
torna possível conciliar os estudos com outras atividades, de forma a tornar
mais flexível o escalonamento de horários.
II -
Atualmente, a EaD faz uso de multiplataformas de interação.
III - O
aluno da EaD, ao contrário do aluno de cursos presenciais, tem mais autonomia
no planejamento e na organização de suas atividades, já que não conta com a
supervisão presencial de um professor.
IV - O
aluno da EaD estuda menos horas por dia comparativamente ao aluno de cursos
presenciais. Esta é, aliás, uma das razões para o crescimento da oferta de
cursos a distância.
Em
relação às afirmativas, está(ão) incorreta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
a. I.
b. II
e IV.
c. III.
d. III
e IV.
e. IV.
PERGUNTA
9
Assinale
a alternativa que identifica o período de educação a distância marcado pela
troca de material impresso entre o educando e o educador por intermédio do
correio tradicional, comunicação esta considerada bidirecional, assíncrona e
demorada.
a. Primeira
Geração.
b. Segunda
Geração.
c. Terceira
Geração.
d. Quarta
Geração.
e. Quinta
Geração.
PERGUNTA
10
(UFJF –
2006, com modificações) As primeiras universidades criadas na Baixa Idade Média
foram a Universidade de Bolonha e a de Paris. Em sua grande maioria, eram
ligadas à Igreja, fundadas pelo Papa ou por ele confirmadas. Monarcas e
príncipes também se julgavam no direito de criá-las. Sobre as universidades
medievais, é incorreto
afirmar
que:
a. O
crescimento do número de universidades, principalmente após o século XII,
esteve associado à intensificação das atividades comerciais, em especial no
contexto do crescente processo de urbanização e de incremento de trocas
comerciais internacionais.
b. O
ambiente universitário sofria forte influência do pensamento predominante da
Igreja Católica.
c. A
criação das universidades teve como objetivo a educação de camponeses e servos
que, anteriormente, era realizada nos feudos.
d. O
ensino abordava áreas de conhecimento como a gramática, a retórica, a lógica, a
aritmética, a geometria, a astronomia e a música.
e. A
filosofia escolástica estudada nas universidades buscava justificar os dogmas
da fé por meio de interpretações filosóficas.
PERGUNTA
11
A
competência representa a capacidade que a pessoa possui ao realizar certas
atividades com eficiência. Com o uso do conhecimento adquirido no ensino a
distância, espera-se que os alunos desenvolvam a competência de integrar e
transferir conhecimentos, recursos e habilidades. Considere as competências
apresentadas a seguir:
I -
Autoavaliação.
II -
Gerenciamento do tempo.
III -
Autonomia no aprendizado.
IV -
Determinação do ritmo das atividades de estudo.
Os alunos
da EaD devem desenvolver:
a. Apenas
a competência I.
b. Apenas
as competências I e II.
c. Apenas
as competências II e III.
d. Apenas
as competências III e IV.
e. As
competências I, II, III e IV.
PERGUNTA
12
(ENADE
2013) De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados
de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação
de fronteiras gerou uma expansão capitalista que tornou possível realizar
transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e
emergentes. O complexo fenômeno da globalização resulta da consolidação do
capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do
fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das telecomunicações e da
informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a
construção de um mundo globalizado.
Disponível
em: <www.significados.com.br>. Acesso em: 2 jul. 2013 (adaptado).
Sobre
globalização, avalie as afirmações a seguir.
I - É um
fenômeno gerado pelo capitalismo, que impede a formação de mercados dinâmicos
nos países emergentes.
II - É um
conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda
a integração econômica, social, cultural e política.
III -
Atinge as relações e as condições de trabalho decorrentes da mobilidade física
das empresas.
É correto
o que se afirma em:
a. I,
apenas.
b. II,
apenas.
c. I
e III.
d. II
e III.
e. I,
II e III.
PERGUNTA
13
Assinale
a alternativa incorreta.
a. O
serviço de postagem no correio provocou mudanças na oferta de cursos de
educação à população.
b. Nos dias de hoje, as
modalidades de educação a distância oferecem apenas cursos de nível técnico.
c. A
educação a distância está associada a qualquer forma de educação na qual o
professor está distante do seu aluno.
d. Na
Universidade Aberta Brasileira, as ofertas de vagas são prioritariamente
voltadas para a formação inicial de professores da Educação Básica.
e. A
quinta geração da educação a distância é caracterizada pelo uso de inteligência
artificial e pelo uso da realidade virtual.
PERGUNTA
14
(ENADE
2016) Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber
utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam
a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na
transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma
rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca
de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o
desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível
em: <www.portal.mec.gov.br>. Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base
no texto apresentado, conclui-se que:
a. A
inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige
mais que inclusão digital técnica.
b. O
domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo
compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
c. A
solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em
estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos
domicílios brasileiros.
d. O
compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no
pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
e. Os
avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a
possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes
regiões.