Pergunta 1: Complete a frase: “A disciplina ‘Prática de Ensino, Observação e Projeto’, tem como objetivo levá-lo a observar diferentes_________________ existentes em locais que fazem parte de seu cotidiano”.
A alternativa correta é:
a. Contextos.
b. Referenciais teóricos.
c. Espaços sociais.
d. Ambientes educativos.
e. Institutos e ONGs.
Feedback da resposta: Alternativa: D
Comentário: O objetivo da disciplina é o de levá-lo a observar diferentes ambientes educativos, que podem ser escolares ou não escolares, com intuito de favorecer seu conhecimento pedagógico a partir da articulação teórico-prática. Deste modo, a alternativa correta é a D.
Pergunta 2: Conforme Moura e Barbosa (2012), de acordo com a finalidade do projeto este pode assumir uma classificação geral. Os autores organizaram uma classificação dividida em 5 categorias não excludentes que podem existir em diferentes tipos de projetos. Relacione cada tipo de projeto de acordo com sua característica:
A alternativa correta é:
a. 1(A)/2(B)/3(C)/4(D)/5(E)
b. 1(D)/2(E)/3(C)/4(B)/5(A)
c. 1(D)/2(A)/3(E)/4(B)/5(C)
d. 1(D)/2(A)/3(B)/4(C)/5(E)
e. 1(A)/2(B)/3(C)/4(D)/5(E)
Feedback da resposta: Alternativa: B
Comentário: O quadro anterior aponta para os diferentes tipos de projetos. A alternativa correta é a letra B, pois ela relaciona adequadamente cada tipo de projeto à sua função e ao contexto ao qual se aplica esta modalidade de trabalho, a partir da categorização realizada por Moura e Barbosa (2012).
Pergunta 3: Há diferentes tipos de configurações da observação, elas podem ser: assistemáticas, sistemáticas, por exemplo. A observação assistemática também pode ser denominada como:
I – Não estruturada.
II – Espontânea.
III – Ordinária.
IV – Ocasional ou acidental.
V – Simples ou livre.
A alternativa correta é:
a. I e III.
b. III e IV.
c. I, III e IV.
d. I, III e V.
e. I, II, III, IV e V.
Feedback da resposta: Alternativa: E
Comentário: A observação assistemática também pode ser denominada por não estruturada, espontânea, ordinária, simples, livre, ocasional ou acidental. Todas essas nomenclaturas servem para definir este tipo de observação. Desta forma a alternativa E é a correta.
Pergunta 4: O projeto deve ser entendido como uma forma de fomento à aprendizagem e ao desenvolvimento do senso crítico. Dewey foi o primeiro pedagogo estadunidense a realizar experiências com projetos do ponto de vista pedagógico, na escola experimental da Universidade de Chicago em 1896. Para ele a educação:
a. Não era um momento de preparo para a vida, mas um processo de vida e, por isso, a escola deveria representar a vida como ela é.
b. Deve ser entendida como um momento de preparação para vida futura.
c. Precisa ser entendida como um momento de estágio para a vida adulta.
d. Tem a função meramente de preparo para o mundo do trabalho.
e. Tem a função social de preparar as pessoas para exercer a cidadania plena.
Feedback da resposta: Alternativa: A
Comentário: Para Dewey, a educação deve ser entendida como parte da vida, não como um estágio, uma preparação prévia para vida futura. A partir dessa afirmação do autor, a única alternativa correta para essa questão é a alternativa A.
Pergunta 5: Os tipos de atividade que poderão ser desenvolvidas no decorrer desta disciplina e que fomentam o conhecimento pedagógico dos estudantes podem ser sintetizadas em:
I – Observar os diferentes ambientes educativos escolares e não escolares que podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa da dimensão do trabalho pedagógico.
II – Observar somente instituições escolares.
III – Focar em um ambiente não escolar relacionando-o apenas a um campo do conhecimento específico.
IV – Elaborar um projeto de trabalho entre um ambiente escolar e não escolar, buscando identificar os aspectos existentes em um ambiente não escolar que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas diversas disciplinas.
A alternativa correta é:
a. II e III.
b. I e IV.
c. I e III.
d. I, III e IV.
e. Somente a IV.
Feedback da resposta: Alternativa: B
Comentário: As atividades sugeridas para a avaliação nesta disciplina envolvem os itens I e IV descritos e não envolvem os itens II e III, pois a ideia central é justamente atentar para o fato de a educação não ser restrita apenas a ambientes escolares e que a relação com um ambiente não escolar pode acontecer por diferentes áreas de conhecimento, fomentando no estudante seu conhecimento pedagógico.
Pergunta 6: Para Prado (2003), o professor precisa considerar 3 aspectos para desenvolver o trabalho com projetos:
a. As possibilidades de desenvolvimento, os limites cognitivos de seus estudantes e as dinâmicas sociais do contexto no qual atua.
b. Agente do conhecimento entre aluno, professor e o conteúdo.
c. As possibilidades de desenvolvimento de seus estudantes, as dinâmicas sociais do contexto no qual atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
d. O tempo, o conteúdo e o interesse de seus estudantes.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Feedback da resposta: Alternativa: C
Comentário: Segundo Prado (2003) os 3 aspectos a serem considerados pelo docente no desenvolvimento de um projeto com seus estudantes estão descritos na alternativa C. A alternativa A está errada, pois considera que o professor deve se ater aos limites cognitivos. No caso da alternativa B, os 3 aspectos citados não se referem ao que foi proposto pelo autor. No caso da alternativa D os itens citados estão equivocados, já que partir somente do interesse dos estudantes nos levariam a uma concepção espontaneísta de educação e no caso da alternativa D, há uma alternativa correta, o que a torna inadequada.
Pergunta 7: Quanto às principais vantagens da observação em relação a outras técnicas de investigação científicas, são que ela:
I – Possibilita meios diretos para o estudo de uma ampla variedade de fenômenos.
II – Não exerce um papel importante no contexto da descoberta.
III – Exige menos do observador do que outras técnicas.
IV – Resume-se a ver e ouvir fatos e pessoas sobre os fenômenos estudados.
V – Permite a evidência de dados não constantes do roteiro de entrevistas ou de questionários.
Com base nas afirmações anteriores, a alternativa correta é:
a. I, II e III.
b. I, III e V.
c. I, II e V.
d. II e IV.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback da resposta: Alternativa: B
Comentário: A alternativa correta é a B, pois entre as principais vantagens da observação destacamos que ela possibilita meios diretos para investigação, exige menos do investigador do que no caso de outras técnicas e permite identificar aspectos que seriam difíceis de capturar por entrevistas ou questionários. Por isso, as alternativas A, C, D e E estão incorretas, pois elas apresentam aspectos que não estão entre as vantagens da observação em relação a outras técnicas.
Pergunta 8: Segundo Araújo (2014), é correto afirmar:
a. No trabalho com projeto ensino é transformado em aprendizagem facilitada em vez de aprendizagem conduzida, e a aprendizagem muda para criação de conteúdo em vez de consumo passivo de conteúdo.
b. Na elaboração de um projeto de trabalho, não é necessário haver um propósito, pois o professor já sabe o que deve ser trabalhado (conceitos, procedimentos e atitudes) para o desenvolvimento do aluno.
c. Um bom projeto é aquele que propõe o consumo passivo de conteúdos e informações.
d. O bom projeto é aquele no qual o professor conduz a aprendizagem de seu estudante.
e. A utilização de projetos de trabalho favorece a memorização do conteúdo e, por conseguinte, a aprendizagem.
Feedback da resposta: Alternativa: A
Comentários: Araújo (2012) afirma que o desenvolvimento de um projeto com fins educativos, pode favorecer sobremaneira a transformação de uma aprendizagem conduzida, passiva, para um processo de aprendizagem que é facilitado pelo professor, no qual o estudante constrói conhecimentos. A partir desta afirmação a única alternativa correta está na alternativa A. As demais alternativas estão equivocadas.
Pergunta 9: Segundo Ramos (2013) o papel do docente nos projetos é o de, a partir da decisão compartilhada com os estudantes do tema a ser estudado, atuar como responsável:
a. pela avaliação final do projeto.
b. pela definição do tema.
c. pela observação do trabalho dos estudantes.
d. pelas atividades e condução e monitoramento do projeto, para que ele possa inspecionar o rendimento de cada estudante durante o processo de realização do projeto.
e. pelo seu planejamento geral, segundo os conteúdos e objetivos que envolvem o desenvolvimento do projeto, apoiando todo tempo os estudantes na perspectiva de um mediador.
Feedback da resposta: Alternativa: E
Comentário: A alternativa correta é a E, pois cabe ao professor, segundo Ramos (2013) acompanhar todo processo de planejamento geral do projeto, realizando durante todo o processo as intervenções pedagógicas necessárias para que os conteúdos e o objetivo do projeto não se percam. As demais alternativas apresentam equívocos.
Pergunta 10: Um dos limites da observação em relação às demais técnicas de investigação científica refere-se ao fato desta estratégia de levantamento de dados:
a. Exigir pouco do observador se comparada a outras técnicas.
b. Não favorecer ao observador dados que possam ser analisados.
c. Permitir antecipar o que será observado.
d. O observador capturar todos os fatos relacionados ao que pretende observar.
e. É o fato de que vários aspectos que compõem o fenômeno estudado podem ficam inacessíveis ao pesquisador.
Feedback da resposta: Alternativa: E
Comentário: A alternativa correta é a E, haja vista que uma das limitações da observação refere-se ao fato de muitos aspectos empíricos da vida cotidiana não estarem acessíveis ao pesquisador, ou seja, não são passíveis de serem observados. A alternativa A está errada, pois a observação exige sim muito do observador. No caso da alternativa B a mesma está equivocada, pois a observação oferece dados que podem ser analisados, todavia, não é possível prever antecipadamente o que será observado, já que o cotidiano é dinâmico, neste sentido a alternativa C está errada, assim como a D.