Fisiologia Vegetal - questionário I

Pergunta 1
A fotorrespiração é a perda de CO2 ocorrendo na presença de luz. É uma perda de CO2 adicional à respiração mitocondrial. Nesse processo estão envolvidas três organelas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dessas organelas no processo de fotorrespiração.
a. Mitocôndria, cloroplasto, citocromo, peroxissomo e mitocôndria.
b. Cloroplasto, peroxissomo, mitocôndria, peroxissomo e cloroplasto.
c. Cloroplasto, mitocôndria, peroxissomo, mitocôndria e cloroplasto.
d. Mitocôndria, cloroplasto, citocromo, cloroplasto e mitocôndria.
e. Cloroplasto, citocromo, mitocôndria, citocromo e cloroplasto.
Feedback da resposta: Resposta: B
Comentário: a fotorrespiração é um processo fisiológico cujo ciclo se inicia no cloroplasto com a formação do glicolato, o qual migra para o peroxissomo; em seguida, ocorre a formação de glicina enviada para a mitocôndria, onde ocorre a formação de serina enviada para o peroxissomo e retornando para o cloroplasto com a formação do glicerato.

Pergunta 2
A fotossíntese é um processo energético realizado pelos vegetais, permitindo, assim, a manutenção da vida na Terra, uma vez que os processos fotossintetizantes permitem os vegetais absorverem a energia luminosa por meio das moléculas de clorofila. Nesse processo estão envolvidos os gases oxigênio e gás carbônico. Sobre a produção desses gases é correto afirmar:
a. O gás carbônico é produzido apenas durante o dia.
b. O gás carbônico é produzido apenas à noite.
c. O oxigênio é produzido apenas à noite.
d. O oxigênio e o gás carbônico são produzidos de dia e à noite.
e. O oxigênio é produzido apenas durante o dia.
Feedback da resposta: Resposta: E 
Comentário: para que haja produção de oxigênio é necessária a presença da luz, pois, por meio da fotólise, o O 2 é produzido e liberado para a atmosfera.

Pergunta 3
A fotossíntese pode ser alterada em função de alguns parâmetros, os quais correspondem aos fatores limitantes, cuja taxa pode aumentar ou diminuir. Alguns desses fatores podem ser apontados como intrínsecos e outros como extrínsecos. Assinale a alternativa cujos fatores são denominados extrínsecos.
a. Concentração de CO2, tilacoides e água.
b. Luminosidade, enzimas e clorofila.
c. Nitrato redutase, temperatura e água.
d. Temperatura, luminosidade e concentração de CO2.
e. Luminosidade, água e concentração de CO2.
Feedback da resposta: Resposta: D
Comentário: a fotossíntese pode ser alterada em função de três fatores extrínsecos: a temperatura, a luminosidade e a concentração de CO2.

Pergunta 4
As auxinas são produzidas em meristemas apicais de folhas e tecidos jovens, relacionadas, normalmente, à expansão das células vegetais, além de serem fundamentais para induzir a produção de outros hormônios. Dependendo do órgão de produção e da concentração, o efeito do hormônio pode ser estimulante ou inibidor. Quando se deseja estimular o desenvolvimento dos ramos laterais, é correto:
a. Aplicar uma solução com nutrientes para estimular a fotossíntese e, por consequência, maior produção de ramos.
b. Aplicar o hormônio auxina nas gemas laterais para estimular o seu desenvolvimento com a produção de ramos.
c. Manter a planta em um período de 12 horas no escuro para estimular a produção de gás etileno, um indutor de crescimento caulinar.
d. Cortar as pontas das raízes para evitar seu desenvolvimento e permitir maior crescimento das outras partes da planta.
e. Usar a técnica de poda para eliminar as gemas apicais que produzem hormônios inibidores do desenvolvimento das gemas laterais.
Feedback da resposta: Resposta: E 
Comentário: a auxina é responsável por alguns efeitos fisiológicos, dentre eles: a dominância apical, a qual pode ser quebrada quando a gema apical for retirada, através da poda. Assim, as gemas laterais passam a receber auxinas e novos ramos se desenvolvem, de modo que o vegetal passa a ter forma copada: pouca altura e mais galhos.

Pergunta 5
As plantas CAM (Metabolismo Ácido das Crassuláceas) são as mais econômicas em se tratando do uso de água, quando comparadas com as plantas C3 e C4, ocorrendo em áreas desérticas ou muito secas. Sobre o metabolismo das plantas CAM é correto afirmar:
a. Durante o dia estocam fosfoenolpiruvato no cloroplasto.
b. A fixação do CO2 ocorre durante a noite.
c. Mantêm os estômatos abertos durante o dia.
d. Fixam CO2 na forma de HCO4.
e. Fixam CO2 atmosférico através da RuBisCo.
Feedback da resposta: Resposta: B
Comentário: as plantas CAM são caracterizadas pela separação espaço temporal na fixação de CO2 e síntese de açúcares durante a fotossíntese. As plantas CAM fixam a molécula de CO2 na forma de HCO3 capturada pela fosfoenolpiruvato, produzindo oxaloacetato. A fixação do CO2 ocorre durante a noite, o oxaloacetato formado é convertido para o malato, o qual se acumula nos vacúolos, esse acúmulo de ácidos orgânicos explica o nome do grupo.

Pergunta 6
Durante a fotossíntese, vários processos realizados fundamentais são para a manutenção da vida dos vegetais e dos demais seres vivos. Assinale a alternativa cujo processo é característico da fotossíntese:
a. O CO2 é fonte de carbono para a síntese de matéria orgânica e fonte de O2 para a atmosfera.
b. A água é fonte de H+ para a síntese de NADPH2 e de O2 para a atmosfera.
c. O NADPH2 é fonte de energia para a conversão do CO2 em matéria orgânica.
d. O ATP é doador de energia para a quebra da molécula de água, que, por sua vez, fornece O2 para a atmosfera.
e. A conversão de CO2 em matéria orgânica produz energia que é acumulada pelo ATP.
Feedback da resposta: Resposta: B
Comentário: na fotossíntese dentre um dos processos fisiológicos de grande relevância é a quebra da molécula de água, fornecendo prótons H+ para a formação de NAPH2 e a liberação de O2 para a atmosfera.

Pergunta 7
O etileno é um hormônio vegetal que participa da abscisão das folhas, juntamente com as auxinas. Durante esse processo de amadurecimento ocorre:
a. Aumento do seu teor auxínico e desaparecimento da camada de abscisão.
b. Queda de seu teor auxínico e desaparecimento da camada de abscisão.
c. Inalteração de seu teor auxínico e formação da camada de abscisão.
d. Aumento do seu teor auxínico e formação da camada de abscisão.
e. Queda do seu teor auxínico e formação da camada de abscisão.
Feedback da resposta: Resposta: E 
Comentário: no processo de abscisão foliar, a concentração das auxinas nas folhas diminui, o que induz modificações na chamada zona de abscisão que passa a produzir etileno. O etileno, então, enfraquece as células a ponto de o peso da folha ser suficiente para romper sua ligação com o caule e, assim, a folha se destaca e cai.

Pergunta 8
Os fitormônios são substâncias orgânicas que desempenham funções na regulação do crescimento vegetal. Essas funções regulam o crescimento do vegetal e podem atuar em diferentes funções. São processos fisiológicos típicos dos hormônios etileno e citocinina:
a. Estimulam a dormência do fruto e aumentam a senescência foliar.
b. Inibem a abscisão foliar e estimulam o fechamento dos estômatos.
c. Promovem o amadurecimento dos frutos e inibem a senescência foliar.
d. Inibem a dormência das sementes e promovem o amadurecimento dos frutos.
e. Inibem o alongamento do caule e promovem a germinação das sementes.
Feedback da resposta: Resposta: C 
Comentário: o etileno tem como efeito mais marcante o amadurecimento dos frutos climatéricos, ou seja, os frutos que durante o amadurecimento produzem um pico de etileno imediatamente antes do aumento na respiração, enquanto o hormônio citocinina está relacionado com uma série de mecanismos fisiológicos como a inibição da senescência de folhas.

Pergunta 9
Os hormônios apresentam muitas respostas individualizadas no corpo do vegetal, entretanto para que as plantas possam crescer e se desenvolver, normalmente, é preciso que haja uma interação entre os hormônios. Contudo alguns mecanismos são característicos de determinado hormônio. Os hormônios relacionados ao fechamento dos estômatos e ao alongamento do caule são, respectivamente:
a. Etileno e auxina.
b. Auxina e citocinina.
c. Ácido abscísico e giberelina.
d. Etileno e ácido abscísico
e. Ácido abscísico e etileno.
Feedback da resposta: Resposta: C 
Comentário: o efeito fisiológico mais marcante do ácido abscísico é o fechamento estomático, o que impede que a planta reduza a quantidade de água pela transpiração em condições de seca, enquanto o hormônio giberelina está relacionado a alguns processos fisiológicos, porém sua atividade mais marcante é a ação sobre o alongamento caulinar.

Pergunta 10
Os movimentos vegetais, ao contrário do que acontece com os animais, são movimentos lentos e que não envolvem deslocamento, mas sim o posicionamento da planta em determinado ambiente, podendo ocorrer dependente ou independente da direção e do estímulo. Quando a planta cresce em direção a uma fonte de luz, esse movimento é chamado:
a. Fotonastismo.
b. Geotropismo.
c. Fototropismo.
d. Tigmotropismo.
e. Nictinastismo
Feedback da resposta: Resposta: C 
Comentário: o hormônio auxina controla os movimentos de tropismo; assim, a resposta pode se dar de várias formas, quer seja ocorrer na mesma direção, na direção oposta ou em ângulos específicos em relação ao estímulo. O fototropismo ocorre quando a fonte estimuladora do movimento da planta é a luz, assim quando a planta é iluminada a auxina migra para o lado oposto ao da luz.