Pergunta 1
As plantas CAM são vegetais muito bem adaptados ao seu ambiente, onde encontramos uma condição de alta luminosidade, grandes amplitudes térmicas e baixa umidade ou estresse hídrico caracterizado pela seca. Com base nas características dessas plantas e de seu habitat, podemos afirmar que esse mecanismo é eficiente porque permite que os estômatos fiquem:
a. Fechados durante o dia, sem prejudicar a captação de CO2, evitando a perda hídrica.
b.Abertos durante o dia, sem a perda de CO2 pelo calor e permitindo à planta captar um pouco da baixa umidade existente no ar.
c.Abertos dia e noite, havendo, assim, captação de CO2 durante a noite e de luz durante o dia para a realização da fotossíntese.
d.Abertos durante a noite, para que a planta possa se livrar do excesso de água retirada do solo sem ser danificada por animais em busca de água.
e.Fechados durante o dia, evitando, assim, uma perda de O2, o que seria muito prejudicial para as plantas em condições de clima tão drásticas.
Feedback da resposta: Resposta: A
Pergunta 2
Cultivando-se uma plantinha em ambiente escuro provido de uma pequena abertura, de modo a permitir uma iluminação unilateral, verifica-se que o vegetal cresce inclinando-se em direção à fonte luminosa. Tal curvatura é explicada pela:
a. Maior concentração de clorofila na face iluminada.
b.Ausência de um tecido de sustentação, suficientemente desenvolvido, capaz de manter o vegetal em sua posição normal.
c.Maior concentração de auxina na face iluminada, provocando seu maior crescimento e consequente inclinação do vegetal.
d. Maior atividade meristemática na face iluminada resultante da presença de pigmentos.
e. Distribuição desigual de auxina nas faces iluminada e escura do vegetal, ocorrendo maior concentração na face escura.
Feedback da resposta: Resposta: E
Pergunta 3
Durante o processo de fotossíntese, a absorção da energia luminosa pelo complexo antena, localizado nos centros de reações Fotossistema II (P680) e Fotossistema I (P700) faz com que a clorofila seja excitada e eleve o elétron (liberados pela molécula de H2O) para um patamar energético mais alto e seja capturado por proteínas que fazem parte de uma cadeia transportadora. Durante esse processo de transporte, podemos afirmar que ocorre:
a. Formação de quantidades elevadas do aceptor NADP+ a partir da captura de elétrons e prótons.
b. Transferência dos elétrons entre moléculas organizadas em ordem decrescente de energia.
c. Fotólise de moléculas de CO2 que liberam elétrons e cedem o carbono para a formação da glicose.
d. Quebra da molécula de água a partir da conversão de ATP em ADP, com liberação de prótons.
e. Fixação da molécula de CO2 pela enzima Ribulose 1,5-bifosfato.
Feedback da resposta: Resposta: B
Pergunta 4
Os frutos de exportação devem chegar ao destino saudáveis e perfeitos. Para evitar seu amadurecimento antes de chegar ao destino, devem ser colocados em ambientes com baixa temperatura na presença de CO2‚ evitando com isso a liberação do seguinte hormônio responsável pelo amadurecimento:
a. Auxina.
b. Giberelina.
c. Etileno.
d. Citocinina.
e. Ácido abscísico.
Feedback da resposta: Resposta: C