
O trabalho Geologia e Paleontologia - Apanhado de Questões de SOS Ciências Biológicas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Questão 1: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
A ideia de que tecidos moles como sangue ou pele podem ser encontrados em fósseis é errada.
PORQUE
O processo de fossilização é muito severo e sempre destrói as partes moles dos seres vivos, sendo a necrólise (ou decomposição) uma das etapas obrigatórias da tafonomia.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifique a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 2: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
Ao propor um modelo da Pangeia, Alfred Wegener considerou que os continentes se moviam na superfície do planeta.
PORQUE
Wegener foi capaz de identificar que as placas litosféricas cresciam nos limites convergentes e eram destruídas nos limites divergentes fazendo com que o que os continentes ligados a ela se moverem ao longo do tempo.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifique a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 3: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
Entre 570 milhões e 530 milhões de anos atrás, ocorreu um evento evolucionário conhecido como explosão cambriana, de características únicas na história do planeta
PORQUE
A fauna de Ediacara, pouco diversificada e com animais de corpo mole, sem patas e sem olhos, foi extinta e substituída em pouco tempo por outra, formada pela maioria das principais linhagens de animais conhecidas.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifique a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 4: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
Mesmo sem nunca termos ido há locais, como as cordilheiras dos Andes ou do Himalaia, é possível prevermos que nesses locais serão encontradas muitas rochas metamórficas.
PORQUE
As cordilheiras de montanhas dos continentes são geradas pela movimentação de, pelo menos, duas placas litosféricas em direções opostas, o que caracteriza um limite convergente de placas e envolve a pressão necessária para o metamorfismo.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifica a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 5: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
Levando-se em conta apenas o mundo natural, podemos considerar correto que todo mineral é um cristal, mas nem todo cristal é um mineral.
PORQUE
Os cristais são as formas mais comuns de ocorrência dos minerais, existindo ainda, cristais que são produzidos por seres vivos e, portanto, não podem ser considerados minerais.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifica a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 6: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
Numa sequência de rochas qualquer, ao ser definido que uma das camadas tem 326 milhões de anos, automaticamente é possível dizer que as camadas localizadas acima dela tem menos do que 326 milhões de anos.
PORQUE
De acordo com o conceito de idade relativa e o princípio da superposição de camadas, as rochas que estão por baixo são mais antigas do que as que estão por cima.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifica a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 7: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
A terra formou-se há aproximadamente 4.500 milhões de anos, quase ao mesmo tempo que o sol e os demais planetas do Sistema Solar, através da condensação do gás e da poeira cósmica no processo denominado de acreção planetária.
PORQUE
As partículas sólidas, embora pequenas, se moviam e se chocavam em alta velocidade, formando uma partícula um pouco maior, que voltava a se chocar com outras e assim por diante, até atingir o tamanho de um planeta.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifica a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 8: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
O ciclo das rochas trata da transformação de elementos minerais em outros elementos da litosfera, num verdadeiro processo de reciclagem natural do planeta.
PORQUE
Exemplo disso é o que ocorre com os quartzitos, que, ao sofrerem fusão, irão originar o magma, que dará origem ao gnaisse pelo processo de plutonismo.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifica a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 9: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
A ocorrência de terremotos fortes no planeta está muito bem mapeada pelas modernas tecnologias de satélites e estudo de terremotos. Sabe-se que estão associados a regiões de fossas oceânicas.
PORQUE
A estrutura interna do planeta é resultado do seu processo de formação, onde seus constituintes inicialmente ficaram líquidos devido a frequentes colisões, mas depois resfriaram e endureceram de fora para dentro.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifica a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 10: A seguir estão representadas duas informações interligadas. A primeira corresponde a uma proposta, a segunda, a uma conclusão. Utilizando seus conhecimentos, avalie cada uma delas e sua relação. Depois encontre, entre as alternativas, aquela que está correta.
Em paleontologia existe a expressão "atmosfera primitiva" para se referir a camada de ar gerada pela gaseificação do planeta. No entanto, essa atmosfera evoluiu e, aos poucos, foi se tornando rica em oxigênio.
PORQUE
Através da atividade fotossintetizante, os estromatólitos foram os organismos responsáveis pela liberação de oxigênio gasoso para a atmosfera.
A) a proposta está correta, porém a conclusão está incorreta
B) a conclusão está correta, porém a proposta está incorreta
C) Ambas estão corretas e a conclusão justifica a proposta
D) Ambas estão incorretas
E) Ambas estão corretas, mas a conclusão não justifica a proposta.
Questão 11: (Modificado de UFPR) ilustração anexa descreve o aparelho desenvolvido por Stanley Miller e Harold Urey, em um dos experimentos mais significativos na busca científica pela explicação da origem da vida na Terra. Sobre esse experimento, o que NÃO pode ser afirmado?
A) realizou uma simulação da composição da atmosfera a bilhões de anos
B) teve como resultado a produção de aminoácidos
C) Serviu de base para a teoria do caldo primordial
D) somente moléculas de DNA foram formadas, mostrando que moléculas mais complexas, como DNA, precisavam de outras condições para se formar
E) demonstrou a possibilidade de produção de matéria orgânica a partir de matéria inorgânica
Questão 12: A Imagem mostra a organização dos planetas no sistema solar. É possível, ainda, estabelecer uma divisão entre esses planetas usando como critério a composição e a constituição de cada um. Partindo desse princípio, os planetas chamados de jovianos correspondem:
A) Aos gigantes gasosos, ou seja, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno
B) Aos gigantes gasosos, ou seja, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
C) Aos planetas rochosos, ou seja, Júpiter Saturno Urano e Netuno.
D) Aos planetas rochosos, ou seja, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
E) Aos planetas que possuem Luas, ou seja, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Questão 13: A figura reproduz uma cena do famoso personagem Piteco, de Maurício de Souza. Como tantas outras representações da vida pré-histórica, essa cena repete um erro muito frequente nos materiais não científicos (ou não acadêmicos). Esse erro pode ser sintetizado em:
A) representaram dinossauros com asas.
B) representaram o homem das cavernas sem características de macacos
C) representaram pterossauros e humanos vivendo juntos.
D) representar um humano apenas como um herbívoro
E) representar um homem primitivo vivendo em um ambiente com vegetação, quando na verdade teriam vivido no deserto.
Questão 14: O morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma elevação de granito. Sabendo-se que o granito tipicamente se forma no interior da Terra, sua ocorrência na superfície, como uma elevação, pode ser explicada como:
I um caso comum de metamorfismo, em que os movimentos tectônicos geraram elevada pressão, que fez com que o granito saísse do interior e fosse parar na superfície.
II um caso de erosão eficiente, e por um longo período, no qual as demais rochas ao redor do granito foram levadas embora na forma de sedimentos, restando apenas o granito mais resistente.
III uma ação combinada de alta temperatura e alta pressão, fazendo com que o magma chegasse a superfície da Terra formasse a estrutura de vulcão que caracteriza o Morro do Pão de Açúcar.
IV metamorfose que atingiu basalto e o transformou em granito.
Avalie essas afirmativas, considerando os seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) nenhuma afirmativa está correta
B) apenas a afirmativa I está correta
C) apenas a afirmativa II está correta
D) apenas a afirmativa III está correta
E) apenas a afirmativa IV está correta
Questão 15: A figura representa um importante constituinte da estrutura terrestre, que pode ser identificado como:
A) meteorito, devido as extremidades pontiagudas.
B) rocha sedimentar, sendo possível identificar as camadas
C) Cristal, devido a forma de figura geométrica bem definida.
D) Rocha metamórfica, devido as faces planas e organizadas
E) Mineral, devido, à forma de figura geométrica bem definida.
Questão 16: Sobre o desenvolvimento da vida ao longo do tempo geológico, leia as afirmativas a seguir:
I O pré-cambriano é a maior era em duração, mas possui a menor diversidade biológica entre todas
II já na era paleozoica, todas as classes de invertebrados com representantes atuais estavam presentes
III o fato de a extinção do final da Era mesozóica ter acabado apenas com os dinossauros indica que sua causa está relacionada com a competição entre espécies de dinossauros.
Avalie essas afirmativas, considerando os seus conhecimentos, e a ponte alternativa correta:
A) apenas a afirmativa I está correta
B) apenas a afirmativa I está errada
C) apenas a afirmativa III está incorreta
D) Todas as afirmativas estão corretas
E) Todas as afirmativas estão incorretas
Questão 17: Quando se pretende estudar o passado do planeta ou conhecer detalhes de sua evolução desde sua origem, dois são os materiais naturais que mais contribuem: as rochas e os fósseis. As rochas são mais abundantes, enquanto os fósseis são verdadeiras raridades do mundo geológico. Ao estudarmos os fósseis, alguns conceitos ficam evidentes e nos ajudam a entender o passado do planeta e da vida. Sobre esse tipo de material, podemos considerar correto que:
I Materiais Como mamutes congelados e folhas presas em ambas não podem ser considerados fósseis, por que não estão envolvidos dentro de uma rocha ou envolvidos por sedimentos como areia ou lama.
II as partes moles dos seres vivos, como órgãos, pele, flores, etc, são mais difíceis de ficarem preservados, pois podem ser mais facilmente destruídos no processo de fossilização.
III o processo de fossilização sempre preserva as condições originais dos restos biológicos, ou seja, sempre que encontramos um osso ou uma concha temos acesso a composição e a estrutura originais desse material.
Avalie essas afirmativas, considerando os seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) apenas a afirmativa I está errada
B) apenas a afirmativa III está incorreta.
C) Todas as afirmativas estão corretas
D) Todas as afirmativas estão incorretas
E) Apenas a afirmativa II está correta
Questão 18: Leia o trecho a seguir, extraído de UOL Notícias (https://noticias.uol .com.br/ciencia/ ultimas-noticias/efe/2016/05/31/encontrada-mumia-de-uma-das-mulheres-mais-importantes-do-egito-antigo.htm):
“Arqueólogos espanhóis descobriram a múmia de Sattjeni, uma dama da nobreza que era "a guardiã do sangue dinástico", na cidade egípcia de Assuão, explicou à Agência Efe o chefe da missão, Alejandro Jiménez. A múmia de Sattjeni, "filha, esposa e mãe de governadores", segundo Jiménez, foi achada dentro de dois sarcófagos de madeira na necrópole de Qubbet el-Hawa, no Vale dos nobres, que é escavada pela equipe espanhola desde 2008. Esta dama da dinastia 12 do Império Médio foi a mãe dos principais governadores de Elefantina, Heqaib III e Amaney-Seneb, que dirigiram a região entre 1810 e 1790 a.C.”
De acordo com a Paleontologia, o achado noticiado:
A) Não pode ser considerado um fóssil, porque a múmia é produzida por seres humanos e não por processo natural.
B) Pode ser considerado um fóssil, desde que tenha sido encontrado enterrado no solo, e não dentro de uma construção, como uma pirâmide.
C) não pode ser considerado um fóssil, mas sim um subfossil, devido à sua idade ser menor do que 10 mil anos.
D) pode ser considerado um pseudofóssil, uma vez que se assemelha a um fóssil, mas foi produzido por um ser humano.
E) não pode ser considerado um fóssil, apenas pelo fato de não ter sofrido o soterramento, uma das etapas obrigatórias da tafonomia.
Questão 19: embora a teoria da tectônica de placas explique aspectos da transformação do planeta, desde a superfície até o interior, ela nos ajuda a entender fenômenos que são os efeitos de todas essas transformações E que nos atingem de uma maneira ou de outra. Sobre esses efeitos, podemos considerar correto que:
I vulcões podem se formar como efeito da tectônica de placas associada a um limite transformante.
II a movimentação das Marés, no dia a dia, é definida pela movimentação das placas perto de um limite construtivo.
III as cadeias de montanhas Submarinas (dorsais meso-oceânicas) e continentais (cordilheira dos Andes, por exemplo) são geradas em regiões de limite construtivo.
IV O metamorfismo de rochas é um processo que pode ser causado pela tectônica de placas.
Avalie essas afirmativas, considerando os seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
B) Apenas a afirmativa IV está correta
C) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D) Todas as afirmativas estão corretas
E) Todas as afirmativas estão incorretas
Questão 20: O ser humano já conseguiu ir até a Lua, distante cerca de 380000 km da Terra, mas só conseguiu perfurar menos de 15 km da estrutura de nosso próprio planeta. Trata-se do Poço Superprofundo de Kola, resultante de um projeto de prospecção científica da extinta União Soviética que tentava perfurá-lo mais profundamente possível. Teve início em 24 de maio de 1970, na península de Kola, e o mais profundo poço SG-3, atingiu 12.262 metros em 1989, tornando-se o mais profundo poço já perfurado e o ponto artificial mais profundo da Terra. Essa realidade está associada às limitações tecnológicas que encontramos, impedindo que rochas muito profundas e densas sejam perfuradas. considerando-se que essas perfurações Profundas foram feitas numa região do continente asiático (norte da Rússia), qual a parte da estrutura terrestre foi perfurada?
A) Crosta oceânica
B) Crosta continental
C) Astenosfera
D) Manto e núcleo externo
E) Crosta oceânica e manto
Questão 21: Maria Jerusa se graduou em ciências biológicas em 2008 e criou uma ONG para dar apoio clínico, psicológico e social a pessoas com síndromes genéticas. Devido a um ótimo trabalho realizado, obteve projeção na mídia e foi destaque no ano de 2009, sendo contratada para, a partir de 2010, prestar os mesmos serviços em povoados chilenos isolados ao longo da Cordilheira dos Andes. Ação estava marcada para começar em 27 de fevereiro de 2010, exatamente no ponto marcado no mapa anexo, conhecido como povoado de Los Choclos. No entanto, as vésperas da viagem, Maria Jerusa ficou com medo de visitar a região ao saber que ela estava muito próxima de uma fossa oceânica (Fossa de Chile), O que poderia trazer alguns riscos a ela. Devido às características geológicas, a região a ser visitada pela profissional pode apresentar as características a seguir, exceto:
A) Terremotos
B) Vulcanismo central
C) Cadeia de montanhas
D) Vulcanismo de fissura
E) Metamorfismo das rochas
Questão 22: Leia o trecho da reportagem a seguir:
"Em meio a recente ameaça de fechamento do Parque Nacional Serra da Capivara, que possui o maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas, um outro espaço amarga o descaso do poder público e a falta de investimentos. A Floresta Fóssil do Rio Poti, localizada em Teresina, não tem estrutura para receber visitantes e pesquisadores. O local é a única floresta petrificada localizada em uma capital brasileira e possui troncos fossilizados com mais de 270 milhões de anos, segundo o paleontologista Juan Carlos Cisneros. Conforme o especialista, a floresta é uma das pouquíssimas dentro de um contexto urbano no mundo. "Ela tem troncos mais antigos do que os próprios dinossauros. São troncos da era paleozoica, em torno de 270 milhões de anos. É uma ocorrência incomum para uma capital, dentro de um ambiente urbano. Além disso, possui troncos que estão em posição de vida, todos na vertical. Isso significa dizer que eles se tornaram fósseis exatamente no lugar onde eles estavam crescendo e tudo isso é extremamente raro no mundo", disse." http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2016/08/floresta-com-fosseis-de-270-milhoes-de-anos-amarga-sem-estrutura-no-pi.html
a tafonomia e a parte da paleontologia que estuda os processos naturais que afetam os restos biológicos e participam da formação dos fósseis. através dela é possível interpretar o significado dos diferentes tipos de fósseis, como as florestas petrificadas apresentadas na reportagem.
Sobre esse tipo de material, podemos considerar correto que:
I Um mesmo resto biológico (por exemplo, um artrópode) pode ficar preservado como incarbonização ou substituição, dependendo do processo ao qual foi submetido.
II Árvores preservadas em posição de vida indicam que a morte pode ocorrer após o soterramento.
III Embora raros, a existência de fósseis vivos (por exemplo, caranguejo ferradura) mostra que a morte não é uma etapa obrigatória no processo de fossilização.
Avalie essas afirmativas, considerando os seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) Apenas a afirmativa I está correta
B) Apenas a afirmativa III está correta
C) Apenas a afirmativa III está incorreta
D) Todas as afirmativas estão corretas
E) Todas as afirmativas estão incorretas.
Questão 23: Extinção em massa são sempre considerados eventos.com causas múltiplas, como erupções vulcânicas, congelamento, mudanças climáticas, etc. Independentemente da causa são eventos que, por um lado, acabam com a biodiversidade, mas, por outro lado, abrem oportunidades para que eventos de especiação rápidos ocorram. Sendo assim, qual alternativa contém a informação correta sobre o evento de extinção e o evento de especiação ocorridos imediatamente após?
A) extinção dos dinossauros e surgimento dos trilobitas
B) extinção dos trilobitas e surgimento dos hominídeos
C) extinção dos dinossauros e surgimento dos hominídeos
D) extinção dos pterossauros e surgimento dos dinossauros
E) extinção dos trilobitas e surgimento dos dinossauros
Questão 24: De acordo com a coluna do tempo geológico, o Éon Fanerozoico está dividido em:
A) 4 Eras Geológicas (Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica, Cenozoica)
B) 4 Eras Geológicas (Triassica, Jurassica, Cretacea, Cenozoica)
C) Apenas 1 Era geológica (Triassica, Jurassica, Cretacea)
D) 3 Eras Geológicas ( Triassica, Jurassica, Cretacea)
E) 3 Eras Geológicas (Paleozoica, Mesozoica, Cenozoica)
Questão 25: Entre todas as variedades de rocha existentes na natureza, a sedimentares são as que melhor permitem a formação e a preservação de fósseis. Essa afirmação pode ser considerada verdadeira, porque:
I. As rochas ígneas destroem os restos orgânicos através do calor do magma
II. Os restos ou vestígios orgânicos ficam protegidos pelo sentimento e conseguem passar pelo processo de fossilização
III. As altas temperaturas e pressões que podem estar envolvidas no metamorfismo, na maioria das vezes, destroem os fósseis já existentes na rocha sedimentar (protólito).
Avalie essas afirmativas, considerando os seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta
C) Apenas a afirmativa III está correta
D) Todas as afirmativas estão corretas
E) Todas as afirmativas estão incorretas.
Questão 26: Se houvesse a oportunidade de realizarmos uma viagem da superfície do planeta até seu centro, seriam, aproximadamente, 6.500 km, ou seja, mais ou menos a mesma distância rodoviária entre Boa Vista e Recife. Contudo, o principal obstáculo, nesse caso, não é a distância, mas sim as condições encontradas no trajeto. Sobre o interior da Terra e suas condições, analise as afirmações a seguir:
I. Os terremotos são grandes fontes de informação sobre o interior da Terra, ajudando a entender sua estrutura.
II. O interior do planeta é conhecido através de meios diretos, como escavações, e indiretos, como ondas sísmicas.
III. Todo interior da Terra é formado por material sólido, de composição variada e com temperatura e pressão cada vez mais altas em direção ao centro.
Avalie essas três afirmativas, considerando seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) Apenas a afirmativa I está correta
B) Apenas a afirmativa III está incorreta
C) Apenas a afirmativa III está correta
D) Todas as afirmativas estão corretas
E) Todas as afirmativas estão incorretas
Questão 27: A figura foi obtida a partir de um artigo científico em paleontologia. Se durante a revisão bibliográfica para elaboração de um TCC (trabalho de conclusão de curso) você tivesse contato apenas com o título desse artigo (como representado na figura), seria possível afirmar que ele se trata de:
A) Classificação de invertebrados fósseis
B) Características da preservação de fósseis de invertebrados
C) Localização de ocorrências de fósseis da Era Paleozoica
D) Estudos sobre os únicos fósseis de moluscos do Brasil
E) Identificação e descrição de novos moluscos fósseis do Interior de São Paulo.
Questão 28: A história da vida em nosso planeta é bastante rica e longa. Em cada momento da história geológica podemos observar a vida se manifestando de maneira diferente. Sobre esse tema, foram feitas três afirmativas:
I. A ausência de organismos multicelulares na era pré-cambriana para ser explicada pela composição da atmosfera com baixos teores de O2, sendo altamente desfavorável ao desenvolvimento desse tipo de ser vivo.
II. Durante a era paleozóica, a fotossíntese foi realizada apenas por algas microscópicas, uma vez quemuitos milhões de anos depois dos dinossauros terem sido extintos as plantas só se originaram na era mesozóica
III. a evolução humana a partir dos primatas ocorreu totalmente na era mesozóica, muitos milhões de anos depois dos dinossauros terem sido extintos.
Avalie essas afirmativas, considerando os seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) Apenas a afirmativa II está correta
B) Apenas a afirmativa I está errada
C) Apenas a afirmativa III está errada
D) Todas as afirmativas estão corretas
E) Todas as afirmativas estão incorretas
Questão 29: O conhecimento que temos hoje sobre a dinâmica de nosso próprio planeta começou a ser construído no início do século 20 pelas inestimáveis contribuições de Alfred Wegener, embora só tem avançado de modo mais eficiente perto da metade do mesmo século. Sobre os conceitos e as evidências que sustentam esse conhecimento, podemos considerar correto que:
I. As evidências apresentadas por A. Wegener, apenas demonstraram que os continentes estiveram Unidos e se separaram, não sendo suficientes para explicar, de forma correta, o mecanismo da movimentação.
II. De acordo com A. Wegener, os continentes estiveram unidos no passado, há milhões de anos, e ele considerava as formas de relevo do fundo oceânico as heranças deixadas pelos continentes durante a separação. Contudo, não sabia explicar a origem de tais formas.
III. Métodos de datação das rochas ígneas como basalto ajudaram a confirmar as suspeitas de A. Wegener sobre a movimentação dos continentes, embora essa técnica só tenha sido usada muito tempo após sua morte.
Avalie essas afirmativas, considerando seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) Apenas a afirmativa I está correta
B) Apenas a afirmativa III está incorreta
C) Apenas a afirmativa III está correta
D) Todas as afirmativas estão corretas
E) Todas as afirmativas estão incorretas
Questão 30: Após a grande explosão considerada como início do tempo e do espaço os componentes químicos do universo foram se formando aos poucos e se organizando para originar tudo que conhecemos. Um dos processos relacionados a isso é a nucleogênese. Sobre esse processo analise as afirmações a seguir:
I. Ocorre no interior das Estrelas
II. A partir dos elementos químicos gerados por esse processo será possível o desenvolvimento do processo de nucleossíntese.
III. Os elementos químicos são gerados apenas no final do processo conhecido como supernova.
Avalie essas três afirmativas, considerando os seus conhecimentos, e aponte a alternativa correta:
A) Apenas a afirmativa I está correta
B) Apenas a afirmativa III está correta
C) Todas as afirmativas estão corretas
D) Apenas a afirmativa II está incorreta
E) Todas as afirmativas estão incorretas
DISCURSIVAS
Questão 1: Na aula prática, você pode observar as diferenças entre os três tipos de rochas que compõem a crosta terrestre. Descreva os dois tipos de rocha ígnea apresentados e explique a origem de suas características.
Rochas intrusivas (plutônicas) e rochas extrusivas (vulcânicas).Plutônicas se originam no interior da terra, quando o magma penetra por entre as fissuras das rochas solidificando. O processo
é lento formando rochas duras e com formações cristalinas maiores e bem definidas, ex. Granito, sienito e diorito. Rochas vulcânicas se formam nas camadas mais altas ou na superfície da terra, geralmente pela expulsão do magma em forma de lava pelos vulcões. As temperaturas da superfície são menores do que a do interior da terra, o magma solidifica-se muito rápido formando rochas com granulação mais fina, ex. O basalto, o riolito e o andesito. (resposta do colega)
Questão 2: Na aula prática você pode observar diferentes tipos de rochas e fósseis. Ficou evidente, também, que a grande maioria dos fósseis é encontrada em um tipo específico de rocha. Sendo assim, qual o tipo de rocha mais propício a preservação dos fósseis E por que os outros dois tipos não permitem a preservação desse material?
Rochas sedimentares. As outras, 2 ígneas e metamórficas não permitem a preservação devido se formarem a temperaturas e pressões altas.(resposta do colega)
Questão 3: Na aula prática você pode observar diferentes tipos de fósseis, representados por restos de seres vivos. Em todos os casos foram necessários que os restos de seres vivos passassem, obrigatoriamente, por algumas etapas descritas pela tafonomia. Quais são essas etapas e o que ocorre em cada uma delas?
Morte,etapa obrigatória,haja visto que todos os fósseis estão mortos. Necrólise,chamados de decomposição. É um processo feito principalmente por organismos decompositores como fungos e bactérias,mas que, em alguns casos específicos, pode ser feito por fatores como umidade e temperatura ,como na hipótese dos ossos exposto ao intemperismo.Soterramento, etapa obrigatória, onde todo fóssil está envolvido por algum material natural,seja ele rocha, gelo ou âmbar.
Desarticulação é uma etapa facultativa, correspondente à separação das partes de um organismo sem que haja quebra de seus componentes.Quebra é a fragmentação de um componente do ser vivo.Transporte,etapa facultativa, organismos inteiros,ou suas partes,podem ser transportados pelos agentes naturais de erosão, adquirindo características próprias desse processo como quebra, desarticulação, arredondamento e estrias.(Resposta do colega)
Questão 4: A figura apresenta uma sequência vertical de rochas encontrada a margem da rodovia PA-127, município de Maracanã, Estado do Pará. Essas camadas (numeradas de 1 a 10) foram estudadas pelo paleontólogo, eu conteúdo fossilífero de cada uma está indicado na figura. Após a análise das informações obtidas pelo paleontólogo, responda as questões a seguir justificando cada uma delas.
A) Qual a camada mais antiga da sequência?
Os "relógios" paleontológicos são usados pela biostratigrafia (é o ramo da estratigrafia que permite correlacionar e fazer a datação relativa das rochas através do estudo dos fósseis nelas contidas) no estabelecimento da idade relativa das formações rochosas, com base no seu conteúdo paleontológico. O principal objetivo é a classificação e a correlação de estratos em diferentes locais, de acordo com os fósseis presentes.
As amonites, por exemplo, funcionam como “relógios" precisos na datação de determinadas formações geológicas (são fosseis de idade ou fosseis indicadores estatigráficos ou característicos).
Com base na presença de determinados fosseis de idade, é possível estabelecer correlações entre estratos de formação geológica, geologicamente afastados. O "Princípio da Identidade Paleontológica” que admite que estratos que possuam o mesmo registo paleontológicos são da mesma idade.
Como nem todos os fosseis analisados podem ser utilizados, visto que é muito variável a duração de tempo e a sua distribuição dos diferentes táxones que ficaram preservados nas rochas.
Quando um conjunto de camadas apresentam quer verticalmente, quer lateralmente um conteúdo fóssil especifico especifico susceptível de as individualizar das demais (biozona). A biozona é o conjunto de estratos definidos e caraterizados com base nos fósseis que possuem.
Existem diversos tipos de biozonas, definidos de acordo com as quantidades relativas, caraterísticas morfológicas específicas, conteúdo, distribuição e associação de fósseis:
Zona de Oppel: Definida pela associação única de três ou mais taxas de fósseis;
Zona de distribuição concomitante: Inclui as rochas definidas pela sobreposição ou presença simultânea de dois táxon;
Zona de distribuição de um táxon: Conjunto de rochas que representa a distribuição estratigráfica e geográfica de um táxon;
Zona de abundância: A abundância de um táxon ou taxa comparativamente a rochas adjacentes define uma biozona
Zona de intervalo: Definida pela ausência de um ou mais táxon por um periodo de tempo variável.
A) O princípio da sobreposição de camadas estabelece que uma camada de rocha inferior é mais antiga do que a camada que está acima dela, SENDO ASSIM, a camada mais antiga na imagem é a que corresponde ao número 1.
Questão 5: A figura apresenta uma sequência vertical de rochas encontrada a margem da rodovia PR-92, Jaguariaíva (Paraná). Essas camadas (numeradas de 1 a 10) foram estudadas pelo paleontólogo, e o conteúdo fossilífero de cada uma está indicado na figura. Após essa análise, o paleontólogo pôde apontar, com certeza, que as camadas 1 e 2 correspondem à Era Paleozoica. Explique como o paleontólogo chegou a essa conclusão. (mesma figura que a questão 4)
Questão 6: A figura apresenta dois modelos descritivos do interior da Terra (um com critérios químicos; outro, com critérios físicos). Descreva as características das camadas identificadas como Litosfera e Astenosfera indicando, inclusive, como uma interage com a outra.
LITOSFERA é a camada sólida superficial do planeta terra, ela é composta pela crosta dos continentes, dos oceanos e parte superior do manto.
ASTENOSFERA é a camada que fica logo abaixo da litosfera. Ela é formada por rochas sólidas, porém maleável devido ao derretimento de alguns de seus constituintes.
Elas interagem entre si evidenciando o caráter dinâmico do planeta. Como a astenosfera se encontra abaixo da litosfera ela atua e interfere na sua dinâmica, onde as ondas sísmicas que ocorrem na litosfera diminuírem sua força e propagação, onde o movimento constante da astenosfera se manifesta através das correntes de convecção. (resposta do colega)
Questão 7: Explique os três principais processos formadores de minerais em nosso planeta.
Existem três processo principais: 1- Resfriamento e endurecimento do magma que é um material rochoso fundido e quando se resfria determina a formação das rochas magmáticas; 2- Evaporação e cristalização de minerais presentes em soluções aquosas na natureza; 3- Sublimação de gases que podem estar na atmosfera ou no interior da Terra, formando cristais através de alterações de pressão e/ou temperatura.
Questão 8: Com base nas informações disponibilizadas, que tipo de limite entre placas existe na Itália? Descreva o movimento relacionado a ele, deixando claro como se relaciona com o terremoto e a cadeia de montanhas dos Apeninos.
Na Itália ocorre o limite convergente ou destrutivo entre as placas da África e a Euro Asiática (Eurásia). Essas placas têm movimentos opostos: enquanto uma é empurrada num movimento descendente para o interior da Terra a outra, mais resistente, fica parada, mas sofre algumas alterações como a formação de rochas metamórficas que são dobradas e deformadas formando assim cordilheiras de montanhas como é o caso dos Montes Apeninos ou Cordilheira dos Apeninos que estão ao longo do território italiano. Esse local onde a placa inicia o movimento descendente é chamado de zona de subducção e a pressão acumulada nesse local, em que ocorre o atrito faz com que as rochas sejam rompidas e ocorram terremotos. PÁG 86 – 91 APOSTILA https://www.publico.pt/2016/08/25/ciencia/noticia/por-que-e-que-ha-tantos-sismos-e-vulcoes-em-italia-1742341
Questão 9: Explique o que são estromatólitos e porque são importantes para compreendermos a evolução biológica durante a era Pré-cambriana.
É difícil encontrar fósseis do período Pré-cambriano, mas existe um tipo muito especial que indica a presença dos microrganismos, são os estromatólitos. São classificados como bioconstruções, ou seja, são resultado do metabolismo de seres vivos. Todo estromatólito é uma estrutura tridimensional, macroscópica, que pode ser fotografada, quebrada, cortada, triturada, raspada etc. Mesmo não sendo um ser vivo, denuncia sua presença e facilita o seu estudo. São formados a partir de comunidades microbianas chamadas de esteiras, vivem sobre o sedimento do fundo da parte rasa de ecossistemas aquáticos doces e marinhos. Com base nas ocorrências atuais, sabe-se que essas esteiras microbianas podem ser compostas por bactérias, algas e até fungos. Ao que tudo indica, os estromatólitos do Pré-cambriano foram constituídos majoritariamente por cianobactérias (ALVES et al., 2004). PÁG 116 APOSTILA.
Questão 10: De acordo com os mapas das figuras, o Brasil é um local com risco inexistente ou muito baixo de ocorrência de terremotos e vulcanismo. Explique essa condição utilizando informações geológicas.
Não ocorrem terremotos de grande intensidade no Brasil porque nosso país está no centro de uma das placas tectônicas do planeta. Dessa forma, quando a placa se movimenta, os impactos não são sentidos de forma severa, ou praticamente não são sentidos de forma nenhuma.
Os terremotos são ligados ao movimento de colisão ou afastamento que acontece no encontro das placas tectônicas, ou seja, em suas bordas.
Praticamente não há terremotos no Brasil porque o seu território fica distante das áreas que ficam nas famosas linhas vermelhas, próximas das bordas das placas tectônicas, muito afetadas quando elas se movimentam, como o Japão.
É importante destacar que no Brasil podem ocorrer terremotos. Aliás, todos os anos são registrados abalos sísmicos no nosso território, já que uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais localizou 48 falhas geológicas no Brasil.
Felizmente, esses terremotos frequentes, na maioria das vezes, não são sentidos devido à sua baixa magnitude.
Por que no Brasil Não tem Vulcão, Tsunami e Furacão?
O Brasil não tem vulcão, tsunami e furacão porque fica no centro de uma placa tectônica e seus mares não possuem temperatura alta o suficiente para induzir a formação de grandes tempestades.
Terremotos e vulcões surgem em regiões que estão sobre as falhas das placas tectônicas, já que esses eventos dependem do movimento que acontece na borda das placas. Por sua vez, a baixa temperatura das águas marítimas brasileiras nos protege contra a formação de furacões desastrosos.
No entanto, não estamos completamente protegidos: ciclones extratropicais atingem o Brasil, mas são mais fracos que os furacões e até hoje não causaram grandes estragos.